Suspeitos de roubo são presos em flagrante pela Polícia Militar com auxílio do Spia

22 de julho de 2019 - 17:27 # # # # #

Dois presos, duas armas apreendidas e um veículo recuperado. Esse foi o resultado de uma ação rápida realizada, na manhã desta segunda-feira (22), pela Polícia Militar do Ceará (PMCE), por meio de equipes da Força Tática (FT) e do Policiamento Ostensivo Geral (POG). O trabalho teve início a partir de uma denúncia de roubo a residência em andamento, no bairro José Walter, Área Integrada de Segurança 9 (AIS 9), onde um dos infratores foi capturado. A ocorrência foi finalizada já em Maracanaú, na AIS 12, quando o segundo envolvido foi encontrado pelos agentes de segurança, após o automóvel em que ele estava ser localizado pelo Sistema Policial Indicativo de Abordagem (Spia), por meio do videomonitoramento.

Equipes da Força Tática (FT) e do Policiamento Ostensivo Geral (POG) estavam em patrulhamento, quando foram informados via Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE), acerca de uma denúncia referente a um assalto em andamento, na residência de um empresário. Na ocasião, dois homens entraram no imóvel após renderem um dos moradores. A ação criminosa foi avistada por outras duas pessoas que estavam na casa, estas entraram em contato com um familiar, que acionou a Polícia. Os ocupantes da residência foram mantidos em um dos compartimentos do local.

De posse das informações iniciais, os agentes de segurança seguiram até o endereço da ocorrência. Os policiais ingressaram no terreno e, ao perceberem a ação policial, os dois homens deixaram a casa e efetuaram disparos de arma de fogo contra os militares, que revidaram. Um dos infratores foi atingido e logo foi abordado pelos policiais. Ele foi identificado como Paulo Henrique Lopes da Costa (25), com antecedentes por roubo e porte ilegal de arma de fogo. Com ele foi apreendido um revólver calibre 38. O suspeito foi socorrido e encaminhado ao hospital, sob custódia.

Já o segundo suspeito conseguiu fugir e no caminho roubou o carro de um morador da região. No carro, além do proprietário estavam duas crianças, que foram levadas, mas liberadas nas proximidades. Ambas foram encontradas, sem ferimento. O carro roubado foi localizado com auxílio dos sensores do Spia por equipes do POG, no bairro Pajuçara, já em Maracanaú, onde foi feita a abordagem a José Matheus Mendonça Nascimento (19), que já possuía passagens pela Polícia por extorsão e associação criminosa. Durante a troca de tiros, ele foi lesionado na mão e na perna. José Matheus foi levado ao hospital, onde recebeu atendimento médico e, em seguida, foi levado para a delegacia.

Na ação, foram apreendidos dois revólveres calibre 38; dez munições do mesmo calibre, sendo quatro deflagradas; uma caixa de som; uma mochila contendo peças de roupas usadas; dois aparelhos celulares; um par de alianças; e o veículo tomado de assalto.

O caso foi registrado no 8º Distrito Policial (DP), unidade da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) responsável pela região onde aconteceu o crime. Paulo Henrique e José Matheus foram autuados em flagrante por roubo por restrição de liberdade. A Polícia mantém as investigações, agora com o objetivo de capturar outros possíveis partícipes da ação criminosa. O procedimento está em andamento.

Denúncia

A população pode contribuir com as investigações repassando informações que possam auxiliar os trabalhos policiais. As denúncias podem ser feitas pelo número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS); ou ainda para o telefone (85) 3101-2950, do 8º Distrito Policial (DP). O sigilo e o anonimato são garantidos.