SSPDS divulga plano de segurança para confronto entre Ceará e Palmeiras neste sábado

19 de julho de 2019 - 17:03 # # # # #

A nação alvinegra conta as horas para matar a saudade de sua paixão, o Ceará. Mas a espera está prestes a acabar, pois, neste sábado (20), um mar em preto e branco deve tomar as ruas da cidade com destino à Arena Castelão, onde o Vovô encara o Palmeiras, em partida válida pela 11ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. Com o objetivo de garantir a segurança do torcedor e dar tranquilidade aos moradores do entorno, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS/CE) apresentou o esquema especial de segurança para o jogo.

O plano conta com a participação de efetivos das Polícias Militar do Ceará (PMCE), da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) e do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), além de profissionais lotados nas forças amigas, como a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) e a Guarda Municipal de Fortaleza (GMF). Os agentes das forças de segurança serão empregados na área interna e nos arredores do estádio, assim como nos terminais de ônibus da Capital.

Para o evento, foram destacados 363 agentes da segurança pública. Desses, serão 330 policiais militares, 15 policiais civis e 18 profissionais do Corpo de Bombeiros Militar. A Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) – da SSPDS – realizará sobrevoos nas áreas próximas ao evento, com o intuito de identificar e sinalizar eventuais tumultos ou ações delituosas.

Dos 330 profissionais da Polícia Militar, 225 estarão na área interna da Arena Castelão e 105 atuarão nos arredores da praça esportiva. Equipes do Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio), do Regimento de Polícia Montada (RPMont), do Comando de Polícia de Choque (CPChoque) e do Batalhão de Polícia de Trânsito Urbano e Rodoviário Estadual (BPRE) estão escalados para o trabalho no evento. Viaturas do Batalhão de Polícia de Meio Ambiente (BPMA) atuarão coibindo poluição sonora no estacionamento interno e nas proximidades do estádio.

Pela Polícia Civil, trabalharão dois delegados, três escrivães, nove inspetores e um técnico. Ocorrências registradas na região poderão ser encaminhadas para o 16º Distrito Policial (DP) – na Avenida Alberto Craveiro, 1670 – que funcionará em regime de plantão. Os policiais também estarão em serviço no posto avançado da PCCE, que fica na parte interna do estádio. O Corpo de Bombeiros Militar contará com 18 profissionais no evento. O CBMCE disponibilizará uma veículo Auto Bomba Tanque (ABT), uma ambulância de resgate e um micro-ônibus.