Polícia Militar prende chefe de organização criminosa de Itapiúna e apreende arsenal

19 de julho de 2019 - 15:06 # # # # # #

Uma operação da Polícia Militar do Ceará (PMCE), na cidade de Itapiúna, Área Integrada de Segurança 15 (AIS 15), resultou na apreensão de um vasto material bélico, na manhã desta sexta-feira (19). A ação contou com policiais militares do Policiamento Ostensivo Geral (POG) da cidade e do Comando Tático Rural (Cotar) do Comando de Polícia de Choque (CPChoque). Dois suspeitos foram presos em flagrante, sendo um deles investigado por ser o chefe de uma organização criminosa em Itapiúna.

“Alemão”, como é conhecido Francisco Elso Epifânio Alves (32), possui antecedentes criminais por tráfico de drogas, associação para o tráfico e roubos.Conforme a denúncia que chegou aos policiais militares, ele estava em posse de várias armas de fogo e munições, na localidade de Cajuais de Baixo. Além disso, o suspeito era investigado pela autoria de homicídios e roubos no município. De posse das informações, equipes do POG e do Cotar seguiram até a propriedade do suspeito, onde, ao perceber a chegada das composições, tentou empreender fuga. Contudo, por meio de um cerco no local, os policiais militares frustraram a ação e o capturaram.

Ao ser questionado, ele alegou que possuía uma arma na sala da residência. No entanto, após buscas na propriedade, a PM encontrou o arsenal enterrado em um milharal. No total, foram encontradas seis armas de fogo, sendo três espingardas (duas calibre .12 e uma calibre .32); dois rifles calibre .22 e .44; e um revólver calibre .32; e mais de 560 munições dos calibres 7.62, 12, .22, .28, .22, .38, .40, .44 e 380.

Foram encontrados ainda cerca de 70 cartuchos de munições, três aparelhos celulares, dois rádios comunicadores e um caderno com anotações. Outro detalhe é que a Polícia Militar apreendeu dinheiros em espécie rasgados, o que há indícios ter sido retirado de um caixa eletrônico. Fato que será aprofundado pela Polícia Civil, por meio da Delegacia Municipal de Aracoiaba.

Depois disso, os policiais militares diligenciaram até a localidade de Cachoeira, também em Itapiúna, onde um comparsa do suspeito foi preso em uma residência. João Márcio da Silva Pereira (21), conhecido por “Nem” e sem antecedentes criminais, alegou que auxiliava “Alemão” nas ações criminosas.

Os dois foram encaminhados à Delegacia Regional de Baturité, onde um inquérito policial em flagrante por integrar organização criminosa foi realizado. “Alemão” foi indiciado também por posse ilegal de arma de fogo de uso restrito. A Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), por meio da Delegacia Municipal de Aracoiaba, dará continuidade às investigações em torno dos dois suspeitos, visando identificar o envolvimento dos dois em outros crimes na região.