Exposição da Pefoce recebe centenas de visitantes na Expocrato e surpreende crianças

19 de julho de 2019 - 18:33 # #

Com um estande interativo que permite aos visitantes praticarem simulações de algumas atividades periciais, a Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), que participa da Exposição Centro Nordestina de Animais e Produtos Derivados, a ExpoCrato, desde o dia 13 de julho, é uma das vinculadas da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), que recebe centenas de visitantes todos os dias, principalmente, de crianças. Além da Pefoce, outras forças da segurança pública participam do estande da SSPDS. O evento ocorre no Parque de Exposição Pedro Felício Cavalcanti, na cidade do Crato e se encerra neste domingo (21).

A equipe de servidores da Pefoce leva para o público a experiência de adentrar um pouco no universo da investigação e nos bastidores que o público compara ser o “CSI do Ceará”. Os visitantes que vão ao expositor da Pefoce, inicialmente, se deparam com um local de crime simulado e são instigados a deduzirem o que aconteceu na cena. As respostas surgem baseadas na percepção dos vestígios que são encontrados no local. A dinâmica da apresentação ocorre como uma espécie de jogo de investigação. Aos poucos o público vai entendendo em detalhes como o trabalho da Perícia Forense ocorre e a importância de respeitar o isolamento para a preservação dos vestígios.

Crianças

Homens, mulheres, adolescentes, idosos e, em especial, as crianças, são as mais empolgadas e curiosas entre os visitantes. Para elas, a apresentação interativa apresentada é a atividade da papiloscopia (revelação das impressões digitais). Nesta parte da exposição, elas podem brincar de “mini-peritas” revelando as suas digitais e levam para casa a planta da palma da mão. “As crianças ficam encantadas, se empolgam para revelar as digitais, pedem foto com a gente, usam o distintivo e até pedem autógrafo nas digitais delas. Aqui estamos fazendo o nosso trabalho e se aproximando da população, tirando as dúvidas, educando e mostrando um pouco do que fazemos”, explica o auxiliar de perícia e profissional em papiloscopia, Felipe Moura.

Os visitantes também perguntam bastante sobre o material que está em exposição: sobre as ferramentas e acessórios utilizadas pela Perícia. Dos itens da maleta de local de ocorrências até os insetos da Entomologia Forense que são analisados em alguns casos especiais. Os itens da Antropologia Forense também geram muito interesse e curiosidade das pessoas.

Na cidade de Padre Cícero houve também a visita ao monumento da Cidade com um viés diferente. Os servidores da Pefoce, da Coordenadoria de Identificação Humana e Perícias Biométricas (CIHPB), levaram suas maletas de papiloscopia com insumos especiais para a estátua do Padre Cícero e fizeram uma demonstração para o público presente, deixando reveladas impressões digitais na estátua mais famosa do sertão do Ceará. O monumento foi inaugurado no dia 1º de novembro de 1969 em homenagem ao Padre Cícero. Está localizado no alto da Serra do Catolé, também conhecida como Colina do Horto. É a terceira maior estátua do mundo esculpida em concreto, possui 27 metros de altura e foi esculpida por Armando Lacerda em um local que era sempre escolhido pelo sacerdote para os seus retiros espirituais.