Crianças do Projeto “Samu Júnior” realizam visita guiada na Ciops

18 de julho de 2019 - 17:44 # # #

Com o objetivo de proporcionar a vivência e ensinar na prática como funciona o serviço da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), nesta quinta-feira (18), os filhos de alguns dos socorristas que atuam no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), realizaram uma visita guiada à sede da coordenadoria.

Segundo o pedagogo Marcelo Carvalho, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Fortaleza (Samu), “o projeto Samu Júnior é voltado para crianças de 7 a 12 anos de idade e tem o objetivo de ensiná-las como prestar atendimentos de urgência, além de visar à diminuição dos trotes que a coordenadoria recebe.

Por meio de uma visita guiada, que é conduzida por Assis Barbosa, analista da Célula de Operações Integradas da Ciops, as crianças recebem as informações de como funciona o fluxo das ocorrências, o processo de triagem e a organização das demandas na coordenadoria. De uma forma lúdica, usando os “super-heróis” como exemplo, o analista explica a garotada que cada órgão tem a sua competência e que sempre estão em sintonia com a Ciops. Ele destacou que “dessa forma, eles aprendem mais rápido como reconhecer e agir em situações de urgência”.

O aluno do projeto, Samuel Gunther (7), descreveu a visita como “divertida”. “Fiquei feliz em ver o funcionamento das câmeras e fingir ser um atendente do Ciops por um dia”, contou. O Samu Júnior é um projeto essencial para a conscientização e elevação do papel da criança como um agente multiplicador de conhecimento.