Correntes de retorno: Corpo de Bombeiros dá dicas sobre os perigos do mar

16 de julho de 2019 - 16:53 # # #


O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), por meio da 1ª Companhia de Salvamento Marítimo do Batalhão de Busca e Salvamento (1ª CSMAR/BBS), na pessoa do seu comandante, capitão Chailon, discorre sobre dicas sobre os perigos do mar. O tema recorrente tem sido as correntes de retorno, principalmente na Praia do Futuro, área de atuação da (1ª CSMAR/BBS).

A corrente de retorno é um canal que adentra o mar puxando o banhista. O canal tem uma aparência tranquila quase sem ondas, isso devido sua maior profundidade, o que termina sendo um atrativo para os frequentadores. A recomendação é evitar o local, por isso é feito a sinalização com as bandeiras vermelhas. Caso seja atraído por uma corrente de retorno, procure manter-se tranquilo e nadar de modo paralelo à praia até o banco de areia, conforme a imagem ressalta o capitão Chailon.

Aos banhistas, recomendamos observar as placas e bandeiras, bem como ficar próximo a um dos postos de guarda-vidas dos bombeiros. Caso necessário, disque 193, o telefone que salva. A ligação é gratuita.