SSPDS e Órgãos parceiros realizam operação integrada em combate à poluição sonora

12 de julho de 2019 - 12:58 # # # # # # # #

Com o intuito de coibir ocorrências relacionadas à perturbação do sossego alheio, como a poluição sonora, além de tráfico de drogas e outras atividades criminosas, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), por meio da Coordenadoria de Planejamento Operacional (Copol), realizou uma operação em parceria com a Prefeitura de Fortaleza, por meio da Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis) e da Guarda Municipal de Fortaleza (GMF). Na noite dessa quinta-feira (11), vários estabelecimentos situados na Capital cearense foram alvos de fiscalizações, além disso, foram realizadas diversas blitze no trânsito, que resultaram na prisão de um homem por transporte de droga, por dirigir sem permissão e tendo ingerido bebida alcoólica. A ofensiva policial ocorreu nos bairros Benfica, Área Integrada de Segurança 5 (AIS 5), e no Vila Velha, na Área Integrada de Segurança 8 (AIS 8), em Fortaleza. Cinco bares foram vistoriados e quatro, fechados.

A operação, que foi realizada das 19 horas dessa quinta (11) às 02 horas de hoje (12), contou com a participação de equipes do policiamento especializado – Batalhão de Polícia de Meio Ambiente (BPMA), Batalhão de Polícia de Trânsito Urbano e Rodoviário Estadual (BPRE), Comando de Polícia de Choque (CPChoque) e Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio) – e ostensivo geral da Polícia Militar do Ceará (PMCE); servidores do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE); agentes da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE); da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce); equipes da Guarda Municipal; agentes penitenciários da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP); equipes da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) e integrantes do Departamento de Trânsito Estadual (Detran).

As ofensivas policiais e de fiscalização ocorreram em ruas, avenidas e estabelecimentos comerciais, seguindo rotas estratégicas. Três bares localizados na região do Benfica e um no Vila Velha foram fechados. O Bar Pitombeira foi fechado por ocupação irregular do espaço, foram recolhidas mesas e cadeiras. O Bar Toca do Coelho foi fechado por não ter autorização para utilizar música no estabelecimento. O Bar Madruga foi fechado por falta de alvará de funcionamento. O Bar Cantinho acadêmico foi notificado a comparecer aos bombeiros para regularização de projeto, Já o Bar Espetinho do Cawboy foi fechado por alvará em desconformidade. Outros locais foram notificados a comparecer no CMBCE para regularização de projeto.

A blitz, executada por equipes do BPRE e Detran, foi realizada das 18 horas até a meia-noite desta sexta-feira (12). Ao todo, foram abordados 195 veículos, sendo 104 motocicletas, 90 carros e um ciclomotor. Trinta procedimentos foram feitos durante as ações do BPRE e Detran, com o recolhimento de nove motos, um carro e um ciclomotor.

Na Rua Marechal Deodoro com Adolfo Herbster, um homem, identificado como Reuber Cilas Alves da Silva (26), foi flagrado realizando transporte de entorpecente. Quando foi abordado pelos militares, o individuo não obedeceu à ordem de parada e chegou a cair sozinho. Foi realizado o teste do bafômetro e constatado níveis de álcool acima do permitido. Diante dos fatos apresentados, os PMs conduziram o homem para o plantão do 11º Distrito Policial, onde ele foi autuado com base nos crimes do Código Brasileiro de Trânsito, por conduzir veículo automotor com capacidade psicomotora alterada em razão da influência de álcool e por dirigir veículo automotor, em via pública, sem habilitação. Reuber também foi indiciado pela posse da droga. O veículo foi apreendido e apresentado na unidade policial, junto com os pinos de cocaína.

A ação é realizada em resposta ao grande volume de denúncias de violação ao sossego público feitas à Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) da SSPDS. Além de inibir o uso de equipamentos de som acima dos decibéis permitidos por lei conforme o horário, o trabalho de fiscalização também coíbe outros delitos provenientes de desentendimentos gerados pelo excesso de alguns usuários desses aparelhos, com altos níveis de ondas sonoras, o que pode ocasionar crimes de maior potencial ofensivo. A operação visa à redução do registro de ocorrências dessa natureza, além de garantir paz e sossego para crianças, idosos e demais pessoas que moram nas proximidades de bares e imóveis que costumam utilizar som de forma inadequada.

A Agefis e a SSPDS disponibilizam vários canais de denúncia para a população. De forma rápida e prática, os cidadãos podem utilizar o aplicativo “Fiscalize Fortaleza” (disponível no Android e IOS) e o site: denuncia.agefis.fortaleza.ce.gov.br para comunicar casos de práticas nocivas ao meio ambiente e ordenamento da Cidade. Além disso, será possível acionar a fiscalização municipal por meio do telefone 156. As denúncias geradas no aplicativo e na central telefônica serão direcionadas automaticamente para a Agefis. As vítimas também podem acionar a fiscalização por meio do telefone da CIOPS, o 190, ou registrando Boletim de Ocorrência na Delegacia de Proteção do Meio Ambiente (DPMA) , que fica na Rua Professor Guilhon, 606 – bloco d – Aeroporto, Fortaleza – CE.