Após trabalho ininterrupto das forças de segurança, “Zé do Valério” é preso pela Polícia Militar do Ceará na divisa com o Piauí

12 de julho de 2019 - 17:59 # # # # #

Após um trabalho ininterrupto das forças de segurança do Ceará, o suspeito identificado por José Pereira da Costa, o “Zé do Valério”, foi preso, na manhã desta sexta-feira (12), pela Polícia Militar do Ceará (PMCE), na cidade de Buriti dos Montes, no Estado do Piauí. Participaram da ação as equipes da Força Tática (FT) e da subagência de inteligência do 7º Batalhão na região de Crateús. As buscas tiveram o apoio de uma aeronave da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). As investigações foram conduzidas pela Delegacia Municipal de Pedra Branca, que representou pelo mandado de prisão preventiva do suspeito, logo após o crime. O Poder Judiciário deferiu o pedido.

“A Polícia Civil já havia iniciado as investigações e obtido o mandado de prisão. Toda a PM do Ceará vinha se envolvendo bastante, foram várias as incursões sempre integradas entre as forças de segurança. Contamos muito com o apoio da Polícia do Piauí, da Guarda Municipal de Crateús e também da população. E sabíamos que era uma questão de tempo. Eu, como secretário e cidadão cearense, confio na capacidade dos nossos profissionais de segurança pública na resolução dos casos que mais chamam atenção da população”, destacou o secretário André Costa.

As informações foram divulgadas em coletiva de imprensa na sede da SSPDS, em Fortaleza, com a presença do secretário da pasta, André Costa; do secretário executivo da SSPDS, Paulo Sérgio Braga Ferreira; do comandante geral da PMCE, coronel Alexandre Ávila; do delegado geral da Polícia Civil, Marcus Rattacaso; do comandante de Policiamento do Interior Norte (CPI Norte), coronel PM Ronaldo Silva; do diretor do Departamento de Polícia do Interior Sul, Ricardo Pinheiro; e do coordenador de Perícia Criminal (Copec), Rômulo Lima.

“Eu quero ressaltar aqui, elogiar a todo o Estado do Ceará, a esses policiais militares que se empenham há três meses nessas missões, diuturnamente. Muitos de folga, participaram das buscas, se embrenhando nos matos desde o dia que aconteceu, e tendo como ponto de honra, a captura desse indivíduo. Isso sempre seguindo as orientações do próprio governador Camilo Santana e do secretário da Segurança Pública, André Costa”, elogiou o coronel Alexandre Ávila, comandante geral da PMCE.

“Zé do Valério”estava em uma região de mata, quando foi localizado pelas equipes da Polícia Militar do Ceará,. “Sempre deixávamos equipes policiais na região, realizando cercos e buscas, com o objetivo de capturá-lo. E hoje, em mais um dia de operação com o apoio da Ciopaer, recebemos uma informação de um agricultor na localidade de Jatobá Medonho, no município de Buriti dos Montes, no Piauí, sobre o local exato onde ele estava. Quando chegamos próximo, todos os policiais cobriram a área, e em um primeiro momento, ele tentou correr. Mas quando viu o cerco feito pela PM, ele se rendeu”, destacou o major da PM, Vicente Andrade, comandante do 7° BPM (Crateús).

José Pereira da Costa, o “Zé do Valério”

“Com ele, foi apreendido um revólver calibre 38 com seis munições e valores em espécie. De acordo com as investigações, “Zé do Valério” é apontado pela morte de Danielle de Oliveira Silva (20), no dia 30 de abril último, no município de Pedra Branca, na Área Integrada de Segurança (AIS 20) do Ceará. Logo após o corpo da vítima ser encontrado, na zona rural da cidade, na localidade de Sítio São Gonçalo, as Polícias Civil e Militar intensificaram as buscas pelo autor, com a realização de incursões na mata e na coleta de depoimento de testemunhas.

Ainda durante o andamento das investigações, a Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), por meio do Núcleo de Perícia Externa (Nupex) da Coordenadoria de Perícia Criminal (Copec), entregou para a Polícia Civil a reprodução simulada facial de “Zé do Valério”. O desenho foi divulgado pela Delegacia Municipal de Pedra Branca, no dia 13 de maio.O criminoso é suspeito de ter cometido um crime semelhante no município de Tauá (AIS 22), também no Ceará, no ano de 2013, onde a dona do sítio onde José Pereira trabalhava foi encontrada morta. O criminoso agora se encontra à disposição da Justiça.