SSPDS divulga plano de segurança dos nove dias de programação da Expocrato

10 de julho de 2019 - 17:54 # # # #

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) divulgou, nesta quarta-feira (10), os detalhes do plano de segurança elaborado para os nove dias de programação da Exposição Centro Nordestina de Animais e Produtos Derivados, a ExpoCrato. O evento acontece entre os dias 13 e 21 de julho, no Parque de Exposição Pedro Felício Cavalcanti, na cidade do Crato. Ao todo, serão empregados mais de 230 profissionais de segurança, entre policiais militares, civis, bombeiros militares e peritos forenses, além da instalação de uma delegacia móvel e de estandes das vinculadas.

A Polícia Militar do Ceará (PMCE) vai disponibilizar 150 profissionais, distribuídos em equipes do Policiamento Ostensivo Geral (POG) do Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha, Brejo Santo e Campos Sales, além do efetivo do Comando de Policiamento de Choque (CPChoque), do Regimento de Polícia Montada (RPMont), do Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio), do Batalhão de Polícia do Meio Ambiente (BPMA). Eles ficarão dentro e no entorno do parque realizando patrulhamento. Os agentes atuarão em viaturas, motos, a pé e montados a cavalos.

Já a Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) contará com 72 agentes, que estarão diariamente durante o evento prestando atendimento ao público, tanto na unidade da Delegacia Móvel instalada dentro da área do evento, como também na Delegacia Regional do Crato. A unidade móvel ofertará serviço de confecção de boletins de ocorrência.

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) atuará com nove bombeiros militares. Os frequentadores da Expocrato também contará com o reforço de dois helicópteros da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer), realizando sobrevoos na região.

No local, também serão montados expositores das vinculadas da SSPDS, onde serão apresentados materiais utilizados pelos profissionais da segurança pública na rotina de trabalho. No estante da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), por exemplo, serão disponibilizados materiais utilizados em perícias e será montado um laboratório improvisado para revelação de impressões digitais.

O Festival

Neste ano, a Expocrato espera receber mais de 500 mil pessoas durante a evento. O festival vai reunir mais de 50 atrações da música nacional, além de oferecer um espaço dedicado à exposição de animais, feiras, leilões, exposições e manifestações artísticas realizadas através da música, artesanato e gastronomia. Paralelo ao festival acontece também a 68° edição da Feira Agropecuária, um dos maiores e mais tradicionais eventos do gênero no Brasil.

Serviço:

Festival Expocrato 2019