Governador anuncia promoção da primeira coronel da PMCE em solenidade comemorativa de 25 anos da presença feminina na Instituição

5 de julho de 2019 - 18:54 # # #

Na ocasião, o Governador do Ceará, Camilo Santana, anunciou a promoção da primeira coronel da PMCE, em agosto, e o aumento para 15% número de vagas destinadas as mulheres, no próximo concurso da instituição.

Uma história de lutas, vitórias e conquistas. Assim podemos definir a trajetória do policiamento feminino na Polícia Militar do Ceará (PMCE). Criado há 25 anos, a Corporação comemorou, na tarde desta sexta-feira (5), em uma solenidade cívico-militar, no Quartel do Comando Geral (QCG), o Jubileu de Prata da presença feminina nas fileiras da PMCE. O evento contou com a presença do Governador do Ceará, Camilo Santana, do Secretário Executivo da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social, coronel Paulo Sérgio, e do Coronel Comandante Geral da PMCE, Alexandre Ávila. Também estiveram no evento, oficiais e praças do Órgão, assim como, membros da sociedade civil. Na ocasião, o Governador do Ceará, Camilo Santana, anunciou a promoção da primeira coronel da PMCE , em agosto, e o aumento para 15% no número de vagas destinadas às mulheres, no próximo concurso da instituição.

Como forma de homenagear e celebrar a presença feminina na instituição, a solenidade foi toda comandada por mulheres e contou com um desfile composto por pelotões femininos – mulheres policiais militares que atuam em diferentes quadros da Instituição, entre administrativo e operacional – que prestaram continência às autoridades presentes. Guerreiras de diversos batalhões lembravam, por meio de uma marcha cadenciada e briosa, os primeiros passos dados há 25 anos. As pisadas eram acompanhadas pelos acordes emitidos pela banda de música da PMCE Major Xavier Torres que, pela primeira vez em sua história, foi regida por uma mulher.

A sargento Delice Martins de Oliveira, que entrou na polícia em 1994, integrando a primeira turma de policiais femininas, ficou muito feliz com as homenagens. Delice conta que ingressou na Corporação com o desejo de lutar por uma sociedade mais justa. “Eu quis lutar pela igualdade, principalmente da mulher naquela época. Como fui pioneira, me sentia na obrigação de lutar e fazer justiça na sociedade”, afirma. Para Delice, as policiais femininas (Pfens) tiveram que encarar o machismo enraizado na sociedade e buscar um tratamento respeitoso e igualitário por parte dos colegas de farda e da sociedade civil. “Alguns tratavam a gente como se fôssemos bibelôs”, relembra. A militar deseja que as mulheres ocupem cargos cada vez mais importantes no Estado e no País. “Eu desejo que nossas policiais e gerações femininas futuras busquem direitos iguais e protagonismo nos mais diversos cenários”, explica.

Camilo Santana enalteceu a presença feminina na PMCE e agradeceu a todas as mulheres da corporação por terem escolhido a carreira. “Jamais poderia deixar de vir aqui e agradecer a cada mulher que faz a PMCE. Mulheres guerreiras que optaram por defender a sociedade”, afirmou. O governador parabenizou a primeira turma de mulheres pelo jubileu de prata. “Foram 25 anos de muitas lutas e conquistas. Durante esse tempo, a mulher ocupou o seu espaço na sociedade”, pontuou. O gestor aproveitou o pronunciamento para anunciar que no próximo concurso da Instituição, as vagas destinadas para o público feminino, que atualmente representam 5%, passarão a 15% do total de vagas. Além disso, Camilo Santana anunciou que vai promover a primeira coronel da PMCE, em comemoração ao jubileu de prata. O governador concluiu seu discurso afirmando que “todos os integrantes da PMCE podiam contar com o apoio do Governo do Estado do Ceará”.

Para o coronel Paulo Sérgio, as mulheres vem ocupando cada vez mais espaços na sociedade e não poderia ser diferente nas fileiras das policias militares do Brasil, quebrando, dessa forma, paradigmas culturais.”As mulheres vem ampliando e ganhando cada vez mais prestígio e espaço nas corporações militares. Isso é fruto do trabalho e dedicação dessas policiais. Algumas destas grandes guerreiras, já comandam corporações Brasil a fora, ocupando funções de destaques. Ainda tem um longo caminho a percorrer, mas são dignas de respeito e elogio por parte de todos”, afirma o secretário executivo.

O coronel Alexandre Ávila afirma que para uma instituição que atende a sociedade e tem como responsabilidade a segurança das pessoas, é imprescindível a participação da mulher. O comandante geral ressalta que com o passar dos anos as mulheres tem alcançado mais espaço dentro da instituição, inclusive ocupando posições de comando. “Hoje nós temos duas Tenentes-coronéis que exercem funções estratégicas dentro da instituição, Maria Helena, que é a chefe do comando logístico da PM, ou seja, a pessoa responsável por toda logística da corporação, e a Sandra de Carvalho, que coordena todos os trabalhos de assistência social e de saúde da PM, que também é uma função chave”, pontua o oficial.

Alexandre Ávila completa que “as outras polícias femininas tem contribuído de forma inequívoca  para o desenvolvimento da instituição, participando de todas as atividades, como: operações de choque e operações especiais”. “Nós temos pfens presente em todos os municípios do estado e em todas as unidades”, ressalta. O comandante-geral finaliza afirmando que “as mulheres são essenciais para a instituição, que só se desenvolve através do trabalho conjunto de homens e mulheres”.

O evento homenageou com a entrega da medalha Grande Mérito Policial Militar as seguintes autoridades: Marcus Rattacaso, delegado geral da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE); Eduardo Tomé, Diretor do Departamento Técnico Operacional(DTO) da PCCE; Ricardo Valente, presidente do Conselho de Defesa do Policial no Exercício da Função (CDPEF); Chagas Vieira, assessor especial de comunicação do Governo do Estado; Janaína Farias, secretaria executiva de relações institucionais do Governo do Estado; e Joseane França, promotora de Justiça.

Outras atividades

A Polícia Militar do Ceará realizou na manhã dessa quinta-feira (04), no Auditório da Academia Estadual de Segurança Pública – AESP, um ciclo de debates e workshop, além de um saboroso café da manhã. A ação contou com 150 participantes, advindas de diversos Batalhões que compõem a Corporação Militar. Na ocasião, as policiais participaram da palestra ministrada por Zenilce Vieira Bruno, Psicóloga, que teve como tema “A saúde da mulher nas relações interpessoais”. Assunto, este, que foi explanado de forma bastante interativa e descontraída, sob a condução da tenente-coronel Sandra Helena de Carvalho Albuquerque, atualmente Coordenadora da Coordenadoria de Saúde e Assistência Social e Religiosa da PMCE.

Histórico

O policiamento feminino na Polícia Militar do Ceará teve início com a criação da Companhia de Polícia Militar Feminina da PMCE nos termos dos artigos 154 e 155 da Constituição Estadual e pela Lei nº 11.035, de 23 de maio de 1985, porém, sua implantação se deu somente em 1994 com a publicação do edital nº 011/94 da Diretoria de Ensino da Corporação que deu início ao processo de seleção através de concurso público, para recrutamento, seleção, matrícula e admissão aos Cursos de Formação de Oficiais, Sargentos e Soldados femininos.

O coronel PM Manoel Damasceno de Sousa, Comandante-Geral da PMCE à época, solicitou ao Cmt.Geral da PM do Distrito Federal (Brasília), a cessão de policiais militares femininas daquela instituição, para que fosse iniciada assim, a formação profissional das novas policiais haja vista que a PMCE não dispunha em seus quadros ainda de tal efetivo.

A missão coube as policiais: capitão QOPMF/PMDF Solange da Silva Rezende, 2º tenente QOPMF/PMDF Priscila Riederer Rocha e a 2º sargento QPPMF/PMDF Vânia Ferreira Sabino que em 26 de junho de 1994 deram início a formação de dez oficiais, vinte Sargentos, cem Soldados combatentes e quatorze musicistas, na Academia de Polícia Militar General Edgard Facó, comandada inicialmente pelo Cel. PM Celso Augusto Medeiros e posteriormente pelo Ten-Cel PM Francisco Célio de Freitas.

Os primeiros Comandante e Subcomandante da Cia.PMFem, respectivamente, foram, na época, Major PM Francisco Carlos Francelino Mendonça e a 2º Tenente PM Cléa Pontes Medeiros Beltrão. Atualmente, 813 mulheres fazem parte do efetivo da Corporação. As policiais são distribuídas nos mais diversos tipos e modalidades de policiamento, assim como, ocupam funções de liderança e posições estratégicas dentro da PMCE.