Aesp forma mais 24 policiais no Curso de Patrulhamento Urbano

2 de julho de 2019 - 18:18 # # # # #

O treinamento teve 204 horas/aulas e habilitou seus concludentes para atuar no 1º BPChoque/Cotam

Depois de 30 dias de intenso treinamento, 24 policiais militares se formaram no Curso de Patrulhamento Urbano, promovido pela Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE). Os profissionais agora estão habilitados para atuar no 1º Batalhão do Comando de Policiamento de Choque da Polícia Militar do Ceará (Cotam).

A solenidade de encerramento aconteceu na Aesp e contou com a presença do diretor-geral da Instituição de Ensino, Juarez Gomes Nunes Junior; da coordenadora de ensino e instrução da Aesp, Asmenha Torquato; do subcomandante do Comando de Policiamento de Choque da Polícia Militar do Ceará (CPChoque), tenente-coronel PM Luiz Martins Monte Pereira e do comandante do 1ºBPChoque/Cotam, major Gerlucio Vieira.


Segundo o comandante do 1º BPChoque/Cotam, major Gerlúcio Vieira, os concludentes do curso irão reforçar as ações do 1ºBPChoque/Cotam. “O Batalhão do Comando Tático Motorizado – 1º Batalhão de Choque – tem uma atuação junto ao apoio extraordinário às unidades diárias. A gente tem várias missões específicas também, como, atuação em restabelecimento da ordem em unidades penitenciárias, apoio subsidiário em manifestações e em eventos esportivos. O Cotam tem uma amplitude muito grande operacionalmente falando e, com o acréscimo desses 24 profissionais que estão terminando agora, a gente vai poder aumentar a nossa capacidade operacional”, destacou o oficial. “Esse é um curso muito voltado para parte prática, para o dia-a-dia do policial, que inclui uma gama de atividades. A capacitação tem uma amplitude muito grande na área operacional para o serviço de rua e de viatura que é uma das maiores missões da Polícia Militar”, pontuou Gerlúcio Vieira.

Caroline Carvalho (23) é soldado da Polícia Militar há dois anos e foi a única mulher a concluir esta edição do Curso de Patrulhamento Urbano. Para ela, que já faz parte do policiamento de Choque da PMCE e foi o primeiro lugar no Curso Tático Policial Feminino – CTAP, edição 2018, a qualificação profissional é um fator fundamental para o sucesso na carreira policial. A policial militar quer incentivar outras mulheres a conquistar seus espaços. “Nós mulheres somos capazes de fazer qualquer coisa. Não é porque somos mulheres que temos que ter tratamentos diferenciados. Eu sou policial militar, então, tenho que bancar a mesma etapa de um policial militar. Desejo que essa minha vitória seja espelho para outras policiais que queiram pertencer ao Batalhão de Choque. Você tem que se preparar, treinar, estudar, que no fim é logrado êxito”, declarou a choqueana.

A capacitação ocorreu entre os dias 1 e 30 de junho e teve uma carga horária de 204 horas/aulas, abordando disciplinas de direitos humanos, ética e cidadania; instrução tática individual; atendimento pré-hospitalar tático; conduta de patrulha urbana e rural; abordagem policial; condução operacional de viaturas; gerenciamento de crise e negociação; uso diferenciado da forca e tecnologias de menos potencial ofensivo; tiro policial de combate; noções jurídicas aplicados à atividade policial; procedimentos em estabelecimentos prisionais e identificação veicular, entre outros conhecimentos importantes para o policial que irá atuar no patrulhamento tático motorizado, e em ações de choque.