Agentes penitenciários participam de Curso de Direção Defensiva na Aesp

27 de junho de 2019 - 18:24 # # #

A iniciativa é fruto de convênio firmado entre as instituições e capacitará cerca de 350 profissionais

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) iniciou, nesta quinta-feira (27), o Curso de Direção Defensiva para os agentes da Secretaria de Administração Penitenciária (SAP/CE). A iniciativa, que é fruto de um convênio entre as duas instituições, acontecerá no período de 27 de junho a 16 de julho e capacitará cerca de 350 profissionais, distribuídos em dez turmas.

O diretor-geral da Aesp, Juarez Gomes Nunes Junior, explica que o curso irá habilitar os agentes penitenciários do Estado, para que eles conduzam os veículos da SAP com uma maior segurança e agilidade durante as operações, e destaca a importância da capacitação. “Esse curso tem foco na segurança, porque quando o agente sabe operar corretamente os equipamentos e as viaturas da Secretaria, ele está protegendo a composição da viatura, os outros motoristas e os pedestres. A qualificação é um dos principais pilares para atuação técnica de um agente”, pontuou Juarez.

Durante a solenidade de abertura do curso, que aconteceu nesta manhã, no ginásio da Aesp, o secretário da SAP, Mauro Albuquerque, avaliou positivamente a iniciativa. “A parceria da SAP com a Aesp é de fundamental importância, porque está profissionalizando os agentes do sistema penitenciário que estão, na sua grande maioria, fazendo escoltas. Para vocês terem idéia, hoje eles fazem uma média de duzentas escoltas por dia em todo o Estado do Ceará. Então em todo o Estado tem viaturas da SAP rodando com presos e fazendo escolta. Ou seja, esse curso vai preparar meu agente para poder aumentar a segurança nas estradas do Ceará”, declarou o secretário.