Apontado como um dos autores de homicídio de comerciante em Juazeiro do Norte é preso

25 de junho de 2019 - 17:46 # # # #

A Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), por meio de um trabalho de investigação conduzido pelo Núcleo de Homicídios e Proteção à Pessoa (NHPP) do Cariri, prendeu um dos autores do homicídio que vitimou Rodrigo Vinicios Santos de Gusmão (35), conhecido como “Rodrigo do Sal”, crime ocorrido em fevereiro deste ano, em Juazeiro do Norte, na Área Integrada de Segurança 19 (AIS 19). O homem apontado como um dos executores foi preso, nessa segunda-feira (24), na cidade de Barbalha (AIS 19), por força de um mandado de prisão preventiva em desfavor dele. O segundo partícipe é procurado pela Polícia.

Eduardo Sampaio Santana (25), conhecido por “Eduardo da Barbalha”, foi preso no Sítio Santana, em Barbalha, na manhã de ontem. Apontado como executor do comerciante do ramo de sal mineral e de compra e venda de automóveis, “Eduardo da Barbalha” foi indiciado por homicídio qualificado por motivo torpe e sem oferecer chance de defesa à vítima. O mandante do crime, que é sogro da vítima, segue foragido.

Conforme apuração das equipes do NHPP, no dia do crime, Eduardo, que prestava serviço veterinário de forma informal, foi à casa de Rodrigo sob o pretexto de verificar um problema em um dos cavalos da propriedade “Rodrigo do Sal”. O investigado foi acompanhado do sogro da vítima, Eduardo Fernandes Alencar (50), sem antecedentes, que guiou uma motocicleta até o local do crime e que também foi utilizada para a fuga deles. A vítima conduziu os infratores até a baia de cavalos, local onde “Eduardo da Barbalha” efetuou os disparos que tiraram a vida do comerciante. As cenas do homicídio foram captadas pelo circuito interno de câmeras de propriedade da vítima e mostram que o sogro desviou a atenção da vítima para que o crime fosse consumado.

Após levantamento de provas e coleta de depoimentos, o NHPP indiciou a dupla, representando ao Ministério Público a prisão de ambos. De acordo com o titular do NHPP, da Delegacia Regional de Juazeiro de Norte, delegado Cícero Giovani Souza de Aquino, a motivação do crime estaria relacionada a negócios envolvendo “Rodrigo do Sal”, que comercializava sal mineral e comprava e vendia automóveis, e o sogro dele, que continua foragido. Eduardo Alencar é apontado como mandante do crime.

A Polícia Civil, por meio da Núcleo de Homicídios e Proteção à Pessoa (NHPP), ressalta que a população pode contribuir repassando informações sobre a localização do mandante do crime, que se encontra foragido. As denúncias podem ser feitas pelo número (88) 3102-1102‬, do Núcleo de Homicídios de Juazeiro do Norte, ou para o (85) 98828-9662, que é o WhatsApp do NHPP, por onde podem ser feitas denúncias via mensagem. O sigilo e o anonimato são garantidos.