Pefoce realiza workshop com instruções para atendimento de ocorrência com explosivos

25 de junho de 2019 - 16:53 # # # # # #

A Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) promoveu um workshop com palestras e instruções sobre ocorrências envolvendo explosivos. Foram convidados peritos de locais de ocorrência, policiais civis, policiais militares e militares do Exército Brasileiro (EB) para participar do evento que aconteceu na última quarta-feira (19) na sede da Pefoce.

Abrindo a sessão de palestras, a primeira instrução teve como tema “Conceitos gerais e manuseio de explosivo”, que foi ministrada pelo cabo João Marcos Costa do Batalhão de Operações Especiais (Bope) do Comando de Policiamento de Choque (CPChoque) da Polícia Militar do Ceará (PMCE).

No período da tarde, o major Arivando Soares da 10º Região Militar do Exército Brasileiro, que é engenheiro químico militar, e a 2° tenente Giselle do Carmo falaram sobre a legislação de materiais explosivos. A terceira e última palestra acorreu com a perita criminal Manuela Cândido, da Coordenadoria de Análises Laboratoriais Forenses (Calf) da Pefoce, acompanhada do sargento Rabelo do Batalhão de Operações Especiais (Bope) da PMCE.

De acordo com a perita Manuela Cândido, o dia de instruções teve como finalidade esclarecer pontos importantes quando se trata de ocorrências envolvendo bombas e explosivos, tanto na parte da segurança individual dos agentes de segurança, quanto no cuidado para a coleta dos vestígios. “É fundamental a padronização no atendimento de ocorrências dessa natureza com o intuito de salvaguardar a vida dos agentes de segurança envolvidos e garantir a preservação das evidências que resultarão em laudos periciais mais robustos a fim de subsidiar as investigações criminais ”, explica.

Ainda conforme a perita está em fase final de elaboração um curso de formação continuada teórico e prático de 60 horas a ser realizado pela Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/Ce), que deve abordar de forma mais abrangente as instruções e orientações para atendimento de ocorrência envolvendo bombas e explosivos, incluindo processamento de locais de pós-explosão.