Agentes de segurança do Ceará recebem medalha por apoio prestado à Polícia do Piauí

25 de junho de 2019 - 17:59 # # # # # #

Agentes de segurança da Polícia Militar do Ceará (PMCE), da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) e do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) receberam, na manhã desta terça-feira (25), a Medalha do Mérito Policial Militar, concedida pela Polícia Militar do Piauí (PMPI). A entrega, que ocorreu durante solenidade alusiva ao aniversário de 184 anos da instituição piauiense, agraciou 16 PMs, dois bombeiros militares e um policial civil do Ceará.

A medalha, que destaca autoridades militares e civis pelos relevantes serviços prestados à corporação e à sociedade, foi entregue aos cearenses como forma de reconhecer o apoio às polícias piauienses, em maio desse ano, durante ofensiva para capturar um grupo criminoso envolvido nos roubos contra duas agências bancárias, na cidade de Campo Maior.

As equipes cearenses atuaram na região de Cocal, que fica na divisa do Ceará com o estado piauiense. Cinco suspeitos foram presos e nove vieram a óbito durante troca de tiros com as equipes policiais. Armas de fogo, munições, coletes balísticos e explosivos foram apreendidos durante as ações.

O Ceará empregou equipes do Comando Tático Rural (Cotar) do Comando de Polícia de Choque (CPChoque) da Polícia Militar do Ceará (PMCE) e uma aeronave da Ciopaer. No total, 19 profissionais de segurança cearenses seguiram para o Estado vizinho.

O crime aconteceu no dia 30 de abril. Cinco indivíduos foram presos pela Polícia Civil do Piauí. Com isso, o cerco em toda a região foi montado e as diligências permaneceram, o que resultou na localização do bando na região de Cocal. Entre os mortos estão oito mineiros e um piauiense. Foram apreendidos dois fuzis, sendo um AK 47 calibre 7.62 e um 5.56; cinco pistolas calibre 9 mm e uma pistola .40; oito coletes balísticos, três veículos recuperados e valores em dinheiro que totalizaram R$ 80 mil.