PMCE desativa rinha de galos que acontecia em sítio no Eusébio

24 de junho de 2019 - 18:33 # # # #

Uma ação da Polícia Militar do Ceará (PMCE), por meio do Policiamento Ostensivo Geral (POG), do Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio), e do Batalhão de Polícia do Meio Ambiente (BPMA), resultou na desativação de um sítio, utilizado para disputas de rinha de galo, no Município do Eusébio, Área Integrada de Segurança 13 (AIS 13). O fato se deu nesse domingo (23) e quatro pessoas foram autuadas em flagrante.

Diligências foram realizadas após uma denúncia anônima ser repassada para a Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) sobre um sítio, localizado no bairro Timbú, no Eusébio, onde estariam acontecendo brigas de galos. Quando os PMs chegaram ao local, comprovaram o fato. Na ação, o BPMA encontrou três dos 40 galos vivos que estavam no local, dentro de uma geladeira, junto a alimentos e bebidas alcoólicas. Os animais foram encaminhados para a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Adagri).

Após levantamentos policiais, foi constatado que Jozenilton Benicio Bezerra de Menezes (56), subtenente reformado do Exército Brasileiro, seria o proprietário e responsável pelo sítio. Ele foi autuado em flagrante, junto com a sua esposa Jaqueléia de Oliveira Ferreira Bezerra Menezes (34). Na ocasião, também foram autuados José Eldo Pereira da Silva (41), que vendia alimentos no local, e Carlos Alves da Silva (35), que estava em posse de diversos acessórios, como biqueiras e esporas, utilizadas no combate dos animais, além de cadernos de anotações que comprovam as apostas realizadas.

O grupo foi conduzido para a Delegacia Metropolitana do Eusébio, onde um Termo de Circunstanciado de Ocorrência (TCO) foi instaurado. Eles foram ouvidos e liberados. Os suspeitos foram autuados no artigo 32, que sanciona penal e administrativamente, pessoas que estejam envolvidas por atos de abuso e maus-tratos, contra animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos.