Curso de Operações Táticas Rurais inicia 4ª semana de instrução

24 de junho de 2019 - 18:25 # # # #

Dando continuidade à fase técnica do Curso de Operações Táticas Rurais (Cotar), os alunos participam esta semana de instruções de patrulhamento rural, noções de montanhismo e operações fluviais. As disciplinas têm por objetivo treinar os agentes de segurança para o cumprimento de missões específicas quando do atendimento de ocorrências no interior do Estado, como por exemplo, ataques a estabelecimentos bancários e transportes de valores.

“Nessa etapa do treinamento, os alunos passam a compreender os procedimentos a serem adotados nas ações de prevenção, repressão e manobras operacionais em ocorrências policiais em área rural. É o que possibilita aos operadores a disposição no terreno com eficácia e as técnicas de combate frente às situações complexas como os assaltos a estabelecimentos bancários e transportes de valores’’, relatou o   1° Tenente Jonas Santos do Cotar – Instrutor do Curso.

As instruções de técnicas fluviais aconteceram no último final de semana, no açude Castanhão, em Jaguaribara, e foram ministradas pelos profissionais da 2a Cia/4o BBM do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará – cabo Freitas e soldado Viana. Enquanto o cabo Freitas ensinou técnicas de pilotagem de embarcação aos alunos, o soldado Viana trabalhou estratégias de resgate com bote.

“Os alunos obtiveram conhecimento básico sobre a manutenção e funcionamento do motor e sobre como operar o bote adequadamente em águas rasas e profundas”, explicou o cabo Freitas. Na parte de resgate, foram abordadas técnicas de embarque e desembarque em águas profundas, além de resgate de companheiro ferido em meio líquido, com o bote parado e em movimento.

Esta é a quarta semana de instrução do curso. A capacitação, que é promovida pela Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE), e tem previsão de término para o dia 15 de julho, iniciou com um grupo de 54 alunos, composto por policiais militares dos estados do Ceará; do Piauí e do Maranhão, além de um policial civil do Rio Grande do Norte e um agente penitenciário do Ceará. Atualmente, 21 alunos permanecem no curso dentre eles 19 PMs do Ceará e três da Policia Militar do Piauí.