Com o uso de tecnologia biométrica, forças de segurança realizam operação na comunidade da Babilônia

19 de junho de 2019 - 18:53 # # # # # # #

Três prisões em flagrante, dois mandados de prisão cumpridos, um termo circunstanciado de ocorrência registrado e um boletim de ocorrência por apreensão de materiais ilícitos. Esse foi o resultado da “Operação Babilônia Intensa”, deflagrada na manhã da última quarta-feira (19) e encerrada já na madrugada de quinta-feira (20) por profissionais das Forças de Segurança do Estado. O trabalho, articulado pela Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional (Copol) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE), teve como objetivo combater ações criminosas na região dos bairros Passaré e Barroso, respectivamente pertencentes as Área Integradas de Segurança 7 e 3 (AIS 7 e 3).

Durante a operação, policiais utilizaram equipamentos de biometria, visando facilitar a identificação das pessoas que foram abordadas por meio da leitura da digital em um smartphone. O procedimento foi adotado em situações em que o indivíduo não quis se identificar, uma vez que com a tecnologia não é necessária a apresentação de documentos. Dessa forma, evita-se que os policiais tenham que se dirigir com a pessoa abordada para uma delegacia a fim de ter acesso à identificação da mesma. Já nos casos de confirmação positiva para o abordado, como infrator, o mesmo é prontamente encaminhado a uma delegacia.

A operação contou com a participação de órgãos vinculados da SSPDS – Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), Polícia Militar do Ceará (PMCE), Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) e Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) –, e ainda da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP).

Resultado

Os três flagranteados foram identificados como Leandro Cardoso Rodrigues, preso com 49 pedras de crack e autuado por tráfico de drogas; Gerson Alves Rocha, autuado por associação criminosa; e Joel Pereira dos Santos, também preso por tráfico de drogas. Outros dois indivíduos foram presos em decorrência de cumprimentos de mandados de prisão, sendo Natanael Marinheiro Tavares por homicídio e Davi Ângelo da Silva por roubo.

Também foi registrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) contra uma mulher, por desacato; e um boletim de ocorrência referente às apreensões de um simulacro de pistola e uma balança de precisão. Três veículos também foram removidos durante a ação dos profissionais de Segurança. Todos os capturados foram encaminhados ao 16º Distrito Policial (DP), onde foram realizados todos os procedimentos.

Além do 16º DP, unidade responsável pela área, atuaram pela Polícia Civil, equipes do 6º, 11º, 13º, 19º, 26º, 30º e da Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA). Já pela Polícia Militar, participaram composições do Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio); da Força Tática (FT); do Comando de Polícia de Choque (CPChoque), com a atuação de agentes do Companhia de Policiamento com Cães (Cpcães); e ainda o Policiamento Ostensivo Geral (POG).

O planejamento da ação também contou com a participação de representantes da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS-CE). Durante a execução, uma aeronave da Coordenadoria fez sobrevoos na região, com o objetivo de garantir a segurança das equipes que atuavam em solo e também de observar possíveis evasões de indivíduos em atitude suspeita.

Na ocasião, equipes da Prefeitura de Fortaleza realizaram o trabalho de retirada de entulhos e outros serviços relacionados à limpeza urbana, atos que colaboram com o trabalho das Forças de Segurança e garantem ainda o bem-estar dos moradores da área.

Veja o vídeo: