Veículos roubados são recuperados após cerco inteligente da PM com o apoio do Spia

17 de junho de 2019 - 17:57 # # # #

Dois veículos subtraídos em ações criminosas foram recuperados após o trabalho integrado entre a Polícia Militar do Ceará (PMCE), a inteligência artificial do Sistema Policial Indicativo de Abordagem (Spia) e do sistema de videomonitoramento, em Fortaleza. No total, quatro pessoas foram capturadas por envolvimento nos crimes. Também com o apoio das ferramentas, policiais militares efetuaram a prisão de um homem por desobediência, em uma rodovia estadual, na Capital cearense. As ocorrências foram registradas, nesse domingo (16) e na última quinta-feira (13).

Uma das ações foi registrada no bairro Joaquim Távora – Área Integrada de Segurança 10 (AIS 10). Dois suspeitos foram presos em flagrante por composições do Comando Tático Motorizado (Cotam) do Comando de Polícia de Choque (CPChoque), do Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio) e do Policiamento Ostensivo Geral (POG) da PMCE, após um cerco inteligente realizado com o apoio do Spia e do sistema de videomonitoramento.

A dupla havia roubado um veículo, anteriormente, fingindo portar uma arma de fogo. Com a inclusão das placas do veículo no “S25 Provisório” da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), as equipes policiais localizaram o carro transitando pelas ruas da região. Dentro do automóvel roubado, foi encontrada uma bolsa com pertences das vítimas e um simulacro de arma de fogo. Antônio Igor Alves da Silva (24) – com antecedente criminal por Lei Maria da Penha e ameaça; e Fabrício Canuto da Silva (32) – sem antecedentes criminais – foram conduzidos ao 2° Distrito Policial (DP), onde foram autuados em flagrante por roubo. O fato aconteceu na quinta-feira (13).

Também com o auxílio do Spia e do sistema de videomonitoramento, uma motocicleta roubada, que era utilizada por uma dupla, na prática de assaltos, foi recuperada no último domingo (16), no bairro Carlito Pamplona – Área Integrada de Segurança (AIS 4). Após informações repassadas via Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops), acerca da localização do veículo, policiais militares diligenciaram e abordaram os suspeitos.

Um adolescente de 16 anos e uma mulher, identificada por Gleiciane Gabriel da Silva (22), foram capturados. Com o casal, que não possuía passagens pela Polícia, foram encontrados um simulacro de arma de fogo e uma bolsa oriunda de um assalto praticado momentos antes. Ambos foram conduzidos para a Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA), onde foram autuados por roubo. A mulher foi indiciada também por corrupção de menor.

Prisão por desobediência

Também com o apoio das ferramentas tecnológicas da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), policiais militares, também do Cotam, abordaram um homem, após este não obedecer uma ordem de parada, na Região Metropolitana de Fortaleza. O condutor do veículo ultrapassou uma blitz realizada pelo Batalhão de Polícia de Trânsito Urbano e Rodoviário Estadual (BPRE), na cidade de Maracanaú (AIS 12), e empreendeu fuga.

Por meio de diligênciase com o auxílio das informações do Spia e do videomonitoramento, o carro foi abordado pelo Cotam, pelo CPRaio e POG, também em uma rodovia estadual, no bairro Sapiranga (AIS 7). Após busca no automóvel e ao suspeito, nada de ilícito foi encontrado. O homem, que já responde criminalmente por tráfico de drogas e associação para o tráfico, foi conduzido ao 13° Distrito Policial (DP), onde foi autuado em um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) por desobediência.