Supesp recebe pesquisadores do Laboratório de Estudos da Violência embusca de parceria

17 de junho de 2019 - 17:53 # # #

O superintendente de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública, Aloísio Lira, recebeu, nesta sexta-feira (14), os pesquisadores do Laboratório de Estudos da Violência (LEV) da Universidade Federal do Ceará (UFC). Na ocasião, Aloísio Lira e a equipe da Supesp apresentaram o plano de estratégia e as tecnologias envolvidas no trabalho de redução da violência e combate ao crime. Participaram da reuniãoos professores César Barreira, Luiz Fabio Silva Paiva, Leonardo Sá e Jânia Perla, além do promotor de justiça André Clark, do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE).

“Acreditamos muito que segurança se faz com inteligência, responsabilidade social e respeito aos direitos humanos. Creio que todos saímos daqui com a certeza de termos muito a compartilhar”, disse o sociólogo e pesquisador Luiz Fabio Silva Paiva. Já o promotor André Clark declarou que nunca viu nada parecido com o que está sendo feito agora. “Essa parceria só existe, porque o ambiente é favorável. Cada vez fico mais impressionado com a seriedade do que tá sendo feito”, completou.

Aloísio Lira enfatizou que “é extremamente importante construir essa parceria com o LEV, um dos mais renomados laboratórios de estudo da violência do Brasil. O diálogo tem que ser um exercício constante quando se quer construir uma cultura de paz. Assim como a maioria de nós que estamos à frente da segurança pública nesta boa gestão do secretário André Costa e do governador Camilo Santana, o LEV tem um longo histórico de luta em defesa da sociedade”, destacou o superintendente.

O resultado dessa reunião foi o acordo para a realização de um estudo em conjunto, no qual os pesquisadores das instituições possam encontrar soluções que possam compreender a vida das comunidades cearenses, visando a redução da violência e o combate ao crime.