Veículo que trazia criança para Fortaleza sem autorização do Conselho Tutelar é abordado com ajuda do Spia
13 de junho de 2019 - 13:52 #Conselho Tutelar #PMCE #SPIA #SSPDS
Uma ocorrência atípica foi atendida, na tarde dessa quarta-feira (12), na cidade de Caucaia – Área Integrada de Segurança 11 (AIS 11), por uma equipe do Batalhão de Polícia de Trânsito Urbano e Rodoviário Estadual (BPRE) da Polícia Militar do Ceará (PMCE). Após informações do Sistema Policial Indicativo de Abordagem (Spia), uma equipe abordou um veículo na rodovia estadual, onde estava um casal trazia um recém-nascido de Acaraú, sem a autorização formal do Conselho Tutelar do município.
Após informações repassadas pelos conselheiros tutelares da cidade, situada na Região Norte, o veículo utilizado passou a ser monitorado pelo Spia, até ser localizado em Caucaia. De acordo com os dados repassados pela equipe policial, a criança foi trazida pelo casal, sob o consentimento da própria mãe, uma vez que o bebê vivia em condições insalubres em Acaraú.
No entanto, a vinda da criança ainda não estava autorizada em razão dos trâmites de adoção acompanhados pelo Conselho Tutelar do município. Dessa maneira, o caso foi levado à Delegacia Metropolitana de Caucaia, e em seguida, encaminhado à Vara Única da Criança e da Juventude de Caucaia. Uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionada para dar os cuidados necessários ao bebê. Em seguida, ele foi levado a um abrigo do Conselho Tutelar em Fortaleza, até que a situação seja regularizada. O casal foi liberado.