CBMCE capacita bombeiros estrangeiros em atendimento a tentativas de suicídio

13 de junho de 2019 - 13:20 # # #

Com informações: Ascom CBMCE

Após uma viagem de 1.700 quilômetros, uma equipe de bombeiros militares do Ceará chegou ao extremo norte do Brasil para mais um trabalho de capacitação de militares e profissionais da segurança pública de outras unidades da Federação. Dessa vez, porém, além dos brasileiros, o corpo de alunos do Curso de Atendimento a Tentativas de Suicídio promovido pelo CBMCE conta com a presença do sargento Henri-Claude Girard, bombeiro sapador de Caiena, na Guiana Francesa.

Além do bombeiro francês – a Guiana Francesa é um departamento ultramarino da França -, 30 militares do Exército e do Corpo de Bombeiros Militar do Amapá participam da formação, coordenada pelo major Edir Paixão, com o apoio da soldado Leoniza Pereira e do soldado Renan.

Recentemente, outro bombeiro de nacionalidade europeia foi formado pela equipe do CBMCE especializada na área. O bombeiro Joni Marques, da cidade de Fátima, em Portugal, participou do Curso de Prevenção, Posvenção e Manejo de Crise Suicida, realizado nos dois primeiros finais de semana deste mês, em parceria com a Universidade Estadual do Ceará.

Na região de Fátima, os bombeiros atendem a mais de 1 milhão de ocorrências por ano, com destaque para o incêndio florestal e para as tentativas de suicídio, muito frequentes entre as pessoas com doenças terminais que procuram a região, considerada santa, à procura de cura.

“Volto comprometido a aplicar as novas técnicas de escuta e diálogo que aprendi, com o propósito de melhorar o atendimento e obter mais eficiência em resgates em ocorrências de tentativas de suicídio”, disse Joni Marques, ao final do curso.