Ocorrências direcionadas à Defesa Civil do Estado passarão a ser atendidas pela Ciops

11 de junho de 2019 - 17:13 # # # #

Representantes da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) e da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE) se reuniram, na manhã desta terça-feira (11), na sede da SSPDS. Na ocasião, foi tratada a migração do atendimento das ocorrências de desastre pela Defesa Civil para a Ciops, pelo número nacional do órgão – o 199. Com a mudança, todo o aparato tecnológico da Ciops e os órgãos que integram a Coordenadoria ficam à disposição para o atendimento de ocorrências relacionadas à Defesa Civil Estadual.

Atualmente, o atendimento através do telefone 199 é feito na própria Defesa Civil, que é sediada no Quartel Geral do Corpo de Bombeiros. “A migração do atendimento é um ganho para a segurança pública. Mas acima disso, esse serviço disponibilizado pela SSPDS, por meio da Ciops, beneficiará, principalmente, para a sociedade cearense”, destacou o coronel Leandro Silva.

A data para a migração do canal para atendimento da Defesa Civil está em análise. Com a mudança, a Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança atuará no atendimento e despacho das ocorrências, empregando assim todos os órgãos do sistema de segurança que se façam necessários. Serão atendidos pela Ciops os chamados referentes a alagamentos, enxurradas, inundações, deslizamentos de terra, secas e estiagens, erosões costeiras, colapso de edificações, tremores e outros abalos, rompimento e colapso de barragens.

Participaram da reunião, os coronéis Aristóteles Coelho e Leandro Silva, respectivamente, coordenador e orientador administrativo da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops), e o major Carlos Eduardo, também da Ciops; o coronel Marcílio Guimarães, coordenador da Defesa Civil, e a supervisora do Núcleo de Análise de Risco da Cedec, Maria Ioneide Araújo.