Unicef e Comitê Cearense pela Prevenção de Homicídios na Adolescência visitam a Supesp

7 de junho de 2019 - 18:39 # # #

O representante do Fundo das Nações Unidas para a Infância no Ceará, (Unicef), Rui Aguiar, e o coordenador do Comitê Cearense pela Prevenção de Homicídios na Adolescência (CCPHA), deputado estadual Renato Roseno, se reuniram com o superintendente de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública do Estado do Ceará (Supesp/CE), Aloísio Lira. O encontro aconteceu na última terça-feira (4) e teve como objetivo apresentar as ações em desenvolvimento da Supesp com foco no uso de dados e tecnologia no combate ao crime.

O superintendente Aloísio Lira apresentou os investimentos em tecnologia e estratégia no combate ao crime e na redução da violência no Ceará. Os resultados das ações que vêm diminuindo os índices de Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLI) e outros crimes têm ligação direta com o aperfeiçoamento de técnicas e uso da ciência, além de parcerias importantes como a Universidade Federal do Ceará (UFC) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF).

O representante do Unicef disse que “a reunião foi bastante inspiradora, colocando-nos no cérebro da segurança pública cearense, informando-nos que a demanda que havia por investimento em inteligência está sendo atendida de forma bastante competente”. Rui Aguiar complementou “a unificação de mais de uma centena de sistemas dispersos, o uso de tecnologia de ponta e o desenvolvimento da ciência dos dados nos animam a pensar que nos próximos anos a política de segurança pública sairá do modelo da repressão para a prevenção, com escuta qualificada da população e da comunidade acadêmica dedicada ao tema”.