SSPDS distribui mudas de plantas para servidores em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente

7 de junho de 2019 - 18:01 # # # #

“O nosso principal objetivo é a sensibilização dos nossos servidores. O meio ambiente é responsabilidade de todos. Precisamos estar bem conscientes do nosso papel”, disse Adriano Sales, secretário executivo de planejamento e gestão interna da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), durante a ação de distribuição de mudas de plantas ornamentais, medicinais e frutíferas realizada, na manhã desta sexta-feira (7), no pátio da secretaria. O evento é alusivo ao Dia Mundial do Meio Ambiente, data utilizada para sensibilizar pessoas, organizações e países quanto à importância de proteger a natureza.

A ação realizada pela SSPDS foi articulada pela Coordenadoria de Gestão de Pessoa (Cogep) e contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Fortaleza, por meio da Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma). Os servidores e colaboradores da SSPDS receberam mudas de plantas e orientações sobre o consumo consciente e o desenvolvimento sustentável. O Batalhão de Polícia do Meio Ambiente (BPMA) da Polícia Militar do Ceará (PMCE) também esteve no evento.

A coordenadora da Assessoria de Assistência Biopsicossocial da SSPDS, Rebeca Rangel, aproveitou o momento e pegou uma muda da planta vinca variegata, uma espécie de planta com flor pertencente à família Apocynaceae, originária da região mediterrânea, de folhas muito ornamentais. Para Rebeca, o cuidado e a preocupação com as plantas refletem também nas relações interpessoais. “Eu achei fantástico trazer essa questão do meio ambiente, principalmente, para dentro de um prédio. Isso é interessante para a gente, que trabalha cuidando das pessoas. Nós percebemos que cada vez mais o meio ambiente interfere nas relações. Esse momento fez a gente parar um pouco, vir aqui, escolher a mudinha e refletir que o meio ambiente depende da gente. Tem toda uma questão de envolvimento”, disse Rebeca.

5 de junho – Dia Mundial do Meio Ambiente

Em 1972, durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, em Estocolmo, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o Dia Mundial do Meio Ambiente, que passou a ser comemorado todo dia 5 de junho. Essa data, que foi escolhida para coincidir com a data de realização dessa conferência, tem como objetivo principal chamar a atenção de todas as esferas da população para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais, que até então eram considerados, por muitos, inesgotáveis.