Homem pede comida por meio de celular roubado e é preso em flagrante pela PM

30 de maio de 2019 - 17:02 # #

A Polícia Militar do Ceará (PMCE) capturou um homem após ele ser flagrado recebendo um pedido de um serviço de entrega de comida via aplicativo. De acordo com as apurações policiais, o suspeito utilizou um aparelho de celular roubado, fez o pedido no aplicativo e pagou o serviço com os dados da vítima que estavam gravados no telefone. A prisão aconteceu, na madrugada dessa quarta-feira (29), no bairro Carlito Pamplona, na Área Integrada de Segurança 4 (AIS 4).

Francisco José Simião Barros (21), sem antecedentes, foi abordado por uma composição da 2ª Companhia do 5º Batalhão de Polícia Militar (BPM) assim que recebeu o pedido do entregador, na Avenida Pasteur. Dentro do veículo que José Simião estava, além do aparelho subtraído na noite anterior (28), outros quatro celulares que foram apreendidos. De imediato, ele foi conduzido para o plantão do 34º Distrito Policial, onde foi autuado em flagrante por receptação e estelionato.

A vítima do roubo do celular havia registrado um Boletim de Ocorrência na Delegacia Eletrônica, na terça-feira à noite, relatando o fato ocorrido, no bairro Vila União (AIS 5). No dia seguinte, policiais militares foram acionados, via Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) da SSPDS, informando que o receptador teria utilizado o celular roubado para fazer compra de comida em um aplicativo de entrega, com os dados da conta da vítima salvos no aparelho.

Após ser comunicada sobre a recuperação do celular pelos policiais civis do 34º DP, a vítima compareceu à delegacia para receber o telefone de volta. A Polícia Civil verifica se os demais aparelhos encontrados possuem alguma queixa de roubo ou furto para poder restituir os telefones aos proprietários. A Polícia Civil esclarece que os aparelhos celulares são devolvidos às vítimas mediante apresentação do Boletim de Ocorrência e comprovação dos dados pessoais.

Orientação

A Polícia Civil orienta às vítimas de roubo ou furto de celular a se dirigirem a qualquer unidade policial para realizar um Boletim de Ocorrência. Para isso, é necessário fornecer nome completo e CPF do titular da linha habilitada no aparelho subtraído, endereço, data e horário do crime, número do telefone e o número do IMEI do aparelho, quando possível. O procedimento também pode ser feito no site da Delegacia Eletrônica

Verifique a situação do celular

Para consultar se o seu aparelho celular possui procedência legal, a Polícia Civil aconselha o cidadão a acessar o site da Anatel e inserir os dados do IMEI do celular. No site da Anatel é possível verificar a situação do dispositivo. Se a pesquisa apresentar o resultado “até o momento o IMEI informado não possui restrições de uso” é sinal que o aparelho não possui restrição.

Como consultar o número de IMEI?

O IMEI pode ser encontrado na caixa do celular, no adesivo que fica por trás da bateria ou digitando *#06# no celular e apertando a tecla para ligar. Celulares com entrada para dois chips possuem dois números de IMEI, sendo necessário verificar em ambos os chips.