Dupla que falsificava documentos para realizar crimes de estelionato é presa pela PCCE

30 de maio de 2019 - 17:54 # # #

Em um trabalho de investigação e levantamentos de informações, a Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), por meio da Delegacia Regional de Tianguá, cumpriu, na manhã desta quinta-feira (30), um mandado de prisão preventiva contra José Oliveira Guimarães (46), conhecido por “Zé Bodim”. O homem é suspeito de falsificar documentos e aplicar diversos golpes nos estados do Ceará, Maranhão e Piauí. No momento do cumprimento da ordem judicial, Cícero José dos Santos (48), que atuava com “Zé Bodim e é primo dele, foi preso em flagrante dirigindo um veículo transferido ilegalmente.

De acordo com o delegado Miguel Sales, responsável pela investigação, “Zé Bodim”, que agia há aproximadamente seis anos nas práticas delitivas, era especialista em falsificar documentos de veículos, assim como copiava identidades, recibos e procurações. “Ele estava aplicando golpes há bastante tempo, mas não conseguíamos rastreá-lo por sempre utilizar documentos falsos”. A autoridade policial explica que o criminoso possuía diversos materiais para a falsificação e utilizava uma técnica para fazer furos idênticos aos utilizados nos documentos pessoais e de veículos.

As diligências apontam que os criminosos compareciam em estabelecimentos de veículos para realizar a compra de automóveis. Os estelionatários chegavam a pagar uma pequena entrada e financiavam o restante em nomes falsos. Dessa forma, eles conseguiam retirar os veículos das concessionárias. Além disso, “Zé Bodim” conseguia reconhecer firma em cartório no nome de terceiros, abrir contas e efetuar empréstimos. O delegado explica que há duas semanas a dupla esteve em um cartório para fazer a transferência de veículos, utilizando documentos falsos de duas pessoas.

No momento da prisão, os criminosos estavam em um veículo, modelo Jeep Renegade, seminovo. Após averiguações, foi constatado que o carro foi transferido de forma ilegal. Na casa de “Zé Bodim”, no bairro Santo Antônio, a Polícia localizou fotos 3×4 de terceiros, documentos falsos e outros materiais utilizados na prática da falsificação.

“Zé Bodim”, que já tinha passagens por crimes contra a fé pública, lavagem de dinheiro e receptação, foi autuado por falsificação, adulteração e utilização de documento público, além de utilização de identidade falsa e associação criminosa. Cícero, que tentou fugir com o carro no momento da abordagem, tinha passagens por estelionato e falsificação, adulteração e utilização de documento público, sendo autuado por associação criminosa e desobediência.
Os dois foram conduzidos para a Delegacia Regional de Tianguá, onde ficarão à disposição da Justiça. As investigações seguem em andamento para prender outros membros dos grupos criminosos.

Denúncias

A SSPDS ressalta que a população pode contribuir com o trabalho das forças de segurança, repassando informações que possam ajudar na localização do restante do grupo criminoso. As denúncias podem ser feitas pelo número (88) 3671-9328, da Delegacia Regional de Tianguá. A PCCE ressalta, ainda, que pessoas ou empresas que possam ter sido vítimas dos criminosos podem ir até uma delegacia para efetuar o procedimento policial. O sigilo e o anonimato são garantidos.