Draco da PCCE captura no Piauí assaltante de carro-forte envolvido em morte de policiais no Ceará

29 de maio de 2019 - 15:52 # # # #

Em mais uma ação especializada da Polícia Civil do Estado do Ceará, por meio da Delegacia de Repressões às Ações Criminosas Organizadas (Draco), um dos criminosos – que figurava na lista dos mais procurados do Estado – foi capturado, na última segunda-feira (27), na Serra do Quilombo, no município de Bom Jesus, localizado no extremo sul do Piauí, na divisa com os estados da Maranhão e de Tocantins. As informações sobre a ofensiva policial foram apresentadas, na manhã desta quarta-feira (29), em coletiva de imprensa, em Fortaleza.

José Massiano Ribeiro (37), envolvido em crimes de homicídios e roubos a carros-fortes, foi capturado após uma investigação iniciada pela Draco, em fevereiro deste ano, para prender integrantes de organizações criminosas com atuação no Ceará. Em uma organização criminosa, atuante em roubos a carros-fortes, o homem tinha a função de atuar como piloto de fuga e “olheiro” – repassando aos comparsas informações de movimentação policial. Contra ele, existia um mandado de prisão em aberto.

Conforme o delegado Harley Filho, titular da especializada, as investigações apontaram que o homem estava morando no Piauí há três anos, onde trabalhava como caminhoneiro. No momento da abordagem, o homem estava com um documento falso. “Não envidamos esforços para localizá-lo. Ele estava homiziado em um distrito a 200 quilômetros da sede da cidade de Bom Jesus, já próximo a divisa com os estados do Bahia e Tocantins. A Polícia Civil do Ceará tem garantido todo o aparato necessário para que haja a possibilidade de localizarmos esses foragidos em outros estados da federação e, assim prendê-los e recambiá-los ao Ceará, onde eles possam ser devidamente julgados pelos seus crimes”, afirmou Harley Filho.

Ações criminosas

José Massiano, em depoimento, confirmou a participação em duas ocorrências de assalto a carros-fortes que resultaram em policiais mortos e lesionados. As ocorrências foram registradas nos anos de 2015 e 2016, na região do Sertão Central do Estado.

Em junho de 2016, três policiais militares foram mortos na cidade de Quixadá, interior do Ceará. Os três agentes de segurança foram mortos durante um tiroteio com criminosos na localidade de Juatama, zona rural do município. Um quarto policial militar foi baleado durante o ocorrido. Já em 2015, quatro policiais civis ficaram feridos após tiroteio com um grupo suspeito de atacar um veículo de transporte de valores, em Quixeramobim, na localidade de Uruquê. A ação foi registrada no km 185, da rodovia CE 060.