SSPDS lança revista científica inédita no Ceará com artigos sobre segurança pública

28 de maio de 2019 - 20:13 # # #

Em celebração aos 22 anos da criação da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS/CE), o órgão lança a primeira edição da revista científica “Segurança em Foco”, em parceria com o Instituto de Estudos e Pesquisas sobre o Desenvolvimento do Estado do Ceará (Inesp), da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará. A publicação, que é uma iniciativa inédita no país entre secretarias da segurança pública, reúne artigos de estudiosos e profissionais da forças de segurança do Estado que abordam e aprofundam diversas temáticas relacionadas à segurança no Ceará. O lançamento da revista acontece, nesta terça-feira (28), dentro da programação de aniversário da SSPDS, na sede do órgão, no bairro São Gerardo, em Fortaleza.

A revista abre espaço, logo no início, para destacar o uso de soluções tecnológicas voltadas para a segurança pública que fizeram do Ceará um exemplo para o país em estratégia para o combate a diversos crimes. O artigo “Tecnologia e Segurança Pública: o modelo do Ceará”, escrito pelo secretário da Segurança Pública, André Costa, apresenta a união entre a adoção da ciência de dados e o trabalho policial na redução dos índices criminais. O texto mostra os resultados alcançados e os impactos da estratégia de combate à mobilidade do crime, com o emprego do Sistema Policial Indicativo de Abordagem (Spia), inteligência artificial desenvolvida pela SSPDS, pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) e pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

Os outros nove textos que estão contidos na revista abordam os seguintes temas: “A Vertente Legitima da Atividade Policial: as responsabilidades do cidadão e do agente policial frente à abordagem policial”, “Formação Policial: uma reflexão acerca da etapa formativa do concurso para admissão de novos policiais”, “Combate ao Cibercrime: desafios contemporâneos no mundo globalizado”, “Humaitá: o blindado da Polícia Militar do Ceará”, “O Gerenciamento dos Saberes Integrados como Política Educacional e de Valorização dos Profissionais de Segurança Pública do Estado do Ceará”, “Sobre o Significado de ‘ser Caveira’ para Policiais Militares de Tropas Especiais no Brasil”, “O Aumento da Influência das Organizações Criminosas: a importância do estudo dos modelos teóricos da criminalidade”, “Principais Causas de Reprovação dos Projetos de Segurança Contra Incêndio e Pânico (Pscips) Submetidos à Coordenadoria de Atividades Técnicas do Ceará no Ano de 2017” e “Comunicação Midiática como Estratégia de Visibilidade Organizacional: relato de experiência na Policia Militar do Ceará”.

“A principal ferramenta que nós temos é o estudo, conhecimento, ciência, palavra e, por isso, a importância do lançamento dessa revista. Muita gente já passou pela segurança do Ceará, dos outros estados do país, e a gente não tem uma memória, não sabe o que foi feito, o que deu certo e o que deu errado. A gente também não tem um aprendizado pontual com isso e, dessa forma, a gente espera proporcionar aquilo que estamos fazendo, construindo no estado do Ceará, que já é modelo para todo País. A meta é que agora seja modelo também dentro da América Latina. O que nós temos feito no Ceará que tudo aquilo que nos temos feito seja escrito, seja documentado, seja estudado, seja criticado e que as pessoas conheçam o que estamos fazendo e dessa forma nós possamos crescer, como pessoas, que cuidam de outras, que zelam pelas outras, e que sejamos também profissionais capazes de defender as pessoas de bem, as pessoas que precisam da segurança pública”, destacou o secretário André Costa acerca da importância da publicação.

Distribuição

A primeira edição da revista “Segurança em Foco” possui tiragem de 300 exemplares e será distribuída gratuitamente durante a solenidade de lançamento da publicação para servidores, colaboradores e convidados. A versão digital da publicação será disponibilizada para baixar direto do sítio institucional da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (www.sspds.ce.gov.br).

Seleção

A coletânea de artigos foi selecionada por um conselho consultivo formado por professores e estudiosos renomados no Ceará e no Brasil: Gleison Mendonça Diniz, pós-doutor em Administração e Controladoria pela Universidade Federal do Ceará – UFC e doutor em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza – Unifor; Antonio Germano Magalhães Júnior, pós-doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN e doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará – UFC; Régis Façanha Dantas, doutor em Economia pela Universidade Federal do Ceará – UFC; José Lenho Silva Diógenes, doutor em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará – UFC; Laércio Noronha Xavier, doutor em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE; Renato Evando Moreira Filho, doutor em Patologia e Medicina Legal pela Universidade Federal do Ceará – UFC; Túlio Ítalo da Silva Oliveira, doutor em Química pela Universidade Federal do Ceará – UFC; Vivian Romero Santiago, doutora em Biotecnologia da Rede Nordeste pela Universidade Federal do Ceará – UFC; Germana Kelly Furtado Ferreira, doutora em Ciências da Educação pela Universidade do Minho (Portugal) – Uminho; Marcelo Davi Santos, mestre em Economia pela Universidade Federal do Ceará – UFC; Paula Alves Tomaz, mestre em Geografia pela Universidade Federal do Ceará – UFC; Tatiany Soares Araújo, mestre em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará – Uece; e Welisson Tavares da Silva, mestre em Engenharia e Ciência de Materiais pela Universidade Federal do Ceará – UFC.