Diretor do Demutran e Secretário de Urbanismo de Nova Olinda são presos por vender veículos apreendidos na região do Crato

24 de maio de 2019 - 18:23 # # # # #

A Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), por meio da Delegacia Regional do Crato, deflagrou, na manhã desta sexta-feira (24), a operação Sinal Verde, com o intuito de cumprir cinco mandados de busca e apreensão e dois de prisão em desfavor de suspeitos de participarem de um esquema de fraude no Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) da cidade de Nova Olinda, Área Integrada de Segurança 19 (AIS 19).

Após diligências policiais, Cícero Kedyson Ribeiro Queiroz (31) – diretor do Demutran da cidade – que já responde por crime ambiental, e o secretário de urbanismo identificado como João Paulo Sampaio (33), que já responde por porte ilegal de arma de fogo, homicídio culposo no trânsito, receptação e associação criminosa, foram presos por participarem de um esquema fraudulento que consistia na venda e na liberação irregular de veículos apreendidos. Kedyson foi autuado em flagrante, junto com a sua namorada, Maria Alice Gonçalves de Oliveira (21), que não tinha antecedentes criminais, por estar em posse de uma arma de fogo. O trio foi capturado em suas residências e não reagiram as prisões.

Segundo informações do delegado Luiz Eduardo, da Delegacia Regional do Crato, o diretor e o secretário do município agiam em conjunto. Ele destaca que “os suspeitos entregavam e retiam veículos de forma irregular”. O delegado afirmou ainda que não descarta a participação de outras pessoas. Os dois homens foram autuados pelos crimes de corrupção passiva, inserção de informação falsa em documentos público, peculato e prevaricação.

Durante a ação, foram apreendidos documentos, celulares e computadores portáteis. Todo o material será submetido à perícia. Os suspeitos foram conduzidos para a realização de procedimento na sede da Delegacia Regional do Crato.

A operação

As investigações sobre o caso tiveram início em novembro de 2018, com objetivo de apurar fraudes no Departamento Municipal de trânsito (Demutran), na cidade de Nova Olinda. Após constatar a veracidade dos fatos, a Polícia Civil solicitou mandados de busca e apreensão e de prisão que foram cumpridos hoje.

A Polícia Civil ressalta que a população pode contribuir com as investigações repassando informações que possam ajudar no combate a criminalidade. As denúncias podem ser feitas pelo número 181, o Disque Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS); ou ainda pelo telefone ‪(88) 3102.1285, que é o número da Delegacia Regional do Crato. O sigilo e o anonimato são garantidos.