Bombeiro do Ceará é 2º lugar em Curso de Especialização de Pilotagem em Goiás
23 de maio de 2019 - 18:25 #Capacitação #CBMCE #CBMGO #Curso de Especialização de Pilotagem
O primeiro-tenente Felipe Aguiar Gomes, do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), concluiu em segundo lugar, o Curso de Especialização de Pilotagem de RPAs (nome técnico para os drones), promovido, neste mês de maio, pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO).
“O curso traz para nós a importância dessa nova ferramenta, que é o drone, numa ótica voltada a atividade de salvar vidas e patrimônio, com máxima responsabilidade e segurança. Pudemos absorver muitas experiências exitosas de vários estados onde essa ferramenta tem auxiliado diariamente nas buscas por desaparecidos”, explica o tenente Aguiar.
Além dele, o cabo Ronaldo Gusmão Puget Filho, do CBMCE, também concluiu o curso, que teve carga-horária de 162horas/aula, distribuídas em duas semanas de instruções na modalidade a distância e uma semana de práticas, incluindo um estágio operacional e disciplinas voltadas para a atividade fim das Corporações, como salvamento e combate a incêndio.
Foram 30 participantes, entre militares de Goiás, Ceará, Distrito Federal, Amapá e servidores da Secretaria de Meio Ambiente de Goiás, que receberam instruções de militares de Santa Catarina e Minas Gerais, que já atuam na área.
O objetivo do curso foi especializar bombeiros militares para atuarem com a plataforma RPAS (Sistema de Aeronaves Remotamente Pilotadas), no auxílio às ocorrências de bombeiro e grande operações, especialmente nos incêndios florestais, busca e salvamento, monitoramento de áreas de risco e defesa civil.
A realização do curso é fruto de uma parceria do CBMGO com as corporações de Minas Gerais e Santa Catarina, que auxiliaram com materiais, equipamentos e instrutores. O bom uso de drones promete auxiliar e aumentar a eficiência do trabalho dos bombeiros militares. O equipamento é versátil e pode ser utilizado em ocorrências como mapeamento de áreas afetadas por desastres, busca de cadáveres e ocorrências envolvendo produtos perigosos.