Adolescente com necessidades especiais é salvo por ação de policiais militares

23 de maio de 2019 - 17:27 # # #

Faz parte do trabalho dos policiais militares a busca pela preservação da segurança pública e o bem-estar social, mas existem casos em que os agentes de segurança precisam fazer mais do que o previsto em sua função. Na manhã dessa quarta-feira (22), uma composição da Polícia Militar do Ceará (PMCE) precisou abrir fluxo em um trânsito fechado para que os pais de Alan Alex (14), um adolescente com necessidades especiais, conseguissem chegar ao hospital em tempo hábil com o filho, evitando, dessa forma, o pior.

Alexandre Melo dos Santos (37), pai de Alan, relata que teve que levar o filho para uma unidade hospitalar porque o mesmo apresentava febre cada vez mais alta. Alexandre tentava dar medicamentos, mas a febre não dava trégua, chegando aos 39 graus. Diante disso, os pais conduziram o filho para o carro e saíram em direção ao Hospital Luiz de França, em Fortaleza, mas foram impedidos pelo grande fluxo de carros na Avenida Sargento Hermínio. “Estávamos há 40 minutos e não conseguimos percorrer um quilômetro da avenida”, relata Alexandre.

O tempo estava passando e a situação de Alan Alex, que é cadeirante e sofre com paralisia cerebral, entre outras limitações, continuava crítica. Quando o veículo chegou aos cruzamentos da Avenida Sargento Hermínio com Padre Anchieta, o garoto começou a ter convulsões, momento em que Alexandre Melo avistou, em um posto de combustível, a viatura 5162, da 2ªCompanhia do 5º Batalhão. “Naquele momento eu precisava da ajuda de alguém e sabia que os PMs podiam me ajudar”, afirma.

A equipe, composta pelo cabo Emerson Lima e os soldados Souza e Régis, viu Alexandre, que explicou a situação e foi atendido. Os policiais, ao verem o adolescente no carro, não tiveram dúvidas sobre o que fazer e começaram a abrir o trânsito para socorrer o garoto. Naquele momento, a chuva era intensa e o fluxo piorava. Os policiais sabiam que cada segundo era valioso e tentavam de todas as formas alertarem os motoristas dos outros veículos para darem passagem.

Quando os policiais e a família chegaram à Avenida Duque de Caxias, outro desafio. Dessa vez o cruzamento estava fechado e não tinha espaço para os carros avançarem. O cabo Emerson Lima saiu na chuva e começou a balizar os veículos, obtendo espaço para os automóveis. Os agentes da segurança pública conseguiram chegar ao hospital, fazendo com que o pequeno Alan Alex fosse atendido. De acordo com o pai do adolescente, “se não fosse os militares abrindo espaço no trânsito, o pior teria acontecido”.

Enquanto os militares aguardavam o atendimento do garoto, outra pessoa se aproximou e disse que também teve o filho salvo pela ação da composição, porque aproveitou a abertura para chegar mais rápido na unidade hospitalar. Para o cabo Emerson Lima, comandante da viatura, a única preocupação da equipe era que o adolescente fosse atendido a tempo. “Iríamos fazer o possível e o impossível para cumprir a missão”, afirma o policial. Alan Alex foi medicado, ficando em observação e sendo liberado a noite. Para os pais, ficou o sentimento de alívio e gratidão pela ação rápida dos policiais.