SSPDS recebe empresas de transporte de valor para ações de prevenção contra roubo

17 de maio de 2019 - 18:16 # # # #

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) recebeu, na tarde desta sexta-feira (17), representantes de empresas de transporte de valor, para traçar estratégias para reforçar ações de prevenção e segurança de veículos que transportam dinheiro dentro do Estado. Em 2019, o Ceará não registrou nenhum caso desta natureza de crime até este mês.

O secretário André Costa apresentou todo o aparato de segurança que o Governo disponibiliza para coibir essas ações criminosas dentro do Estado, como as atuações do Cotar e Divisas, DRF, aeronaves da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer), setores de inteligência e a incorporação do sistema de videomonitoramento instalado em Fortaleza e em 44 municípios do Interior do Estado, que alia as funcionalidades do Sistema Policial Indicativo de Abordagem (Spia), que faz a leitura em tempo real de veículos com restrição de roubo e furto.

Assim como o número de roubos em coletivos na Capital atingiu a maior redução dessas ocorrências em 15 anos, em março último, André Costa citou que a integração com o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus), a Guarda Municipal de Fortaleza (GMF) e a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) contribuiu para a queda nos índices. Nos mesmos moldes que acontece a integração com setores do transporte público, foi proposta a construção de uma agenda conjunta entre representantes das forças de segurança e das empresas para manter um diálogo permanente com foco em ações de prevenção e inteligência desses crimes.

Além dos representantes das empresas privadas, participaram do encontro o secretário da Segurança Pública, André Costa, o secretário executivo da SSPDS, Paulo Sérgio Braga Ferreira, o superintendente de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), Aloísio Neto, os titulares do Departamento de Polícia Especializas (DPE), delegado Eduardo Tomé, da Delegacia de Roubos e Furtos (DRF), delegado Rommel Kerth, do Departamento de Inteligência Policial (DIP), delegado Nelson Pimentel, e os comandantes do Comando Tático Rural (Cotar), major Antônio Gonçalves Cavalcante, e do Batalhão de Divisas, major Cleber Mesquita, ambos do Comando de Polícia de Choque (CPChoque) da Polícia Militar do Ceará (PMCE), além da Coordenadoria de Inteligência (Coin) da SSPDS.

Investimentos

Entre as medidas adotadas pela SSPDS visando coibir essas ações criminosas no Estado está a interiorização do Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio), da Força Tática (FT) e do sistema de videomonitoramento para 44 cidades com população superior a 50 mil habitantes. A Secretaria investiu ainda em mecanismos como o Sistema Policial Indicativo de Abordagem (Spia), em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Universidade Federal do Ceará (UFC), que, a partir da leitura de placas de veículos, identifica irregularidades de veículos e de condutores.

Além disso, em 2018, a Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp) formou 120 policiais militares para reforçar o efetivo do Batalhão de Divisas, cujo trabalho visa principalmente combater a atuação desses grupos criminosos. Outras ações importantes são as ofensivas desenvolvidas pelo Comando Tático Rural (Cotar) do Comando de Polícia de Choque (CPChoque), cujo efetivo também ganhou novos agentes no ano passado. Em relação a armamento, só em 2018, quase 300 fuzis foram adquiridos pelo Governo do Estado para uso dos agentes de segurança pública do Ceará.

Por fim, a SSPDS reforça que a implantação de bases da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) da SSPDS, em Juazeiro do Norte, Sobral e Quixadá, possibilitaram que o tempo resposta da Polícia fosse reduzido significativamente para o atendimento de ocorrências no Interior do Estado.