Secretaria da Segurança divulga plano de ação para jogo entre Fortaleza e Athetico pela Copa do Brasil

15 de maio de 2019 - 17:16 # # # # #

Fortaleza e Athletico Paranaense entram em campo nesta quinta-feira (16), na Arena Castelão, para o primeiro confronto entre as equipes pela Copa do Brasil 2019. A partida, marcada para as 19h15, contará com um esquema especial de segurança, divulgado pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE). As ações são realizadas pelas Polícias Militar do Ceará (PMCE), Civil do Estado do Ceará (PCCE) e do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE), além de forças amigas, como a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) e a Guarda Municipal de Fortaleza (GMF). A Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) – da SSPDS – realizará sobrevôos nas áreas próximas ao evento, com o intuito de identificar e sinalizar eventuais tumultos ou ações delituosas.

O plano será realizado no interior e nos arredores do estádio e nos terminais de ônibus da Capital. Para o evento, foram destacados 371 agentes da segurança pública. Desses, serão 344 policiais militares, nove policiais civis e 18 profissionais do Corpo de Bombeiros.

Do efetivo de 344 agentes destacados pela Polícia Militar, 247 estarão na área interna do estádio, enquanto outros 97 atuarão nos arredores da praça esportiva. Entre as composições empregadas estão as dos batalhões especializados, como o Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio), do Regimento de Polícia Montada (RPMont) – do Comando de Policiamento de Choque (CPChoque). Viaturas do Batalhão de Polícia de Meio Ambiente (BPMA) atuarão coibindo poluição sonora no estacionamento interno e nas proximidades da Arena Castelão.

Pela Polícia Civil, trabalharão um delegado, dois escrivães e seis inspetores. Ocorrências registradas na região poderão ser encaminhadas para o 16º Distrito Policial (DP) – que fica na Avenida Alberto Craveiro, 1670 – que funcionará em regime de plantão. Os policiais também estarão em serviço no posto avançado da PCCE, que fica na parte interna do estádio. O Corpo de Bombeiros contará com 18 profissionais no evento. O CBMCE disponibilizará uma viatura Auto Bomba Tanque (ABT), uma ambulância de resgate e um micro-ônibus.