Corpo de Bombeiros fecha galpão que armazenava fogos de artifício clandestinamente

15 de maio de 2019 - 18:31 # # #

Uma equipe do Comando de Engenharia de Prevenção de Incêndio (Cepi) do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) fechou, na manhã desta quarta-feira (15), um depósito que armazenava clandestinamente mais de 25 mil unidades de fogos de artifício. O estabelecimento estava localizado no bairro Messejana, Área Integrada de Segurança 03 (AIS 3), em Fortaleza.

O material estava armazenado em três contêineres improvisados e consistia em pelo menos 15 tipos de produtos diferentes, que iam desde bombas popularmente conhecidas como “rasga latas” até girândolas capazes de disparar mais de mil tiros. O material foi transportado, com o apoio da Polícia Militar, para um depósito autorizado a armazenar produtos pirotécnicos.
Risco de desastre

O galpão que abrigava os contêineres não apresentava nenhum dos dispositivos de segurança contra incêndio, obrigatórios para locais de armazenamento de fogos de artifício. Além disso, carros parcialmente desmontados ao redor das grandes caixas metálicas sugeriam atividade de mecânica automotiva sendo realizada no mesmo ambiente onde os fogos ficavam armazenados.

“É uma situação de alto risco para quem usa a edificação ou mora ao redor. Em um ambiente como esse, uma fagulha seria o suficiente para desencadear um incêndio devastador, devido à alta carga de incêndio armazenada”, explica o tenente-coronel Wagner Maia, comandante-adjunto da Cepi do CBMCE, que esteve no local acompanhando a fiscalização.

José Airton Lopes Carneiro (58) foi identificado como dono do galpão onde os produtos estavam, sendo conduzido para o 6º DP, onde foi autuado por crime ambiental. A Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), por meio do 6º Distrito Policial, já identificou os responsáveis pela carga de fogos e indiciará os mesmos.

Denúncia

O Corpo de Bombeiros só chegou ao local clandestino após uma denúncia recebida por meio do Disque-Denúncia. O contato, que foi feito anonimamente, motivou uma vistoria imediata por parte da Corporação. A SSPDS ressalta que a população pode contribuir com as investigações repassando informações que possam auxiliar os trabalhos policiais. As denúncias podem ser feitas pelo número 181, o Disque Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).

“Nós contamos com o apoio da população para identificar e fechar os locais de venda, armazenamento e fabricação clandestinas de fogos de artifício. Essa parceria é fundamental para garantir a segurança de todos”, explica o tenente-coronel Wagner.