Ciopaer realiza transporte aeromédico de vítima de AVC

15 de maio de 2019 - 18:21 # # #

Uma mulher de 73 anos, vítima de um Acidente Vascular Cerebral (AVC), foi transportada, na tarde dessa terça-feira (14), por profissionais da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE). A paciente, que era hipertensa, estava em um hospital situado no município de Mauriti, Área Integrada de Segurança 19 (AIS 19).

Após o acionamento, a equipe médica, que funciona 24 horas, embarcou na aeronave Fênix 07 e deixou a base em Juazeiro do Norte, indo até o ponto de pouso, em Mauriti. A paciente foi levada de ambulância ao helicóptero, que seguiu voo. Durante o atendimento aeromédico, os profissionais aplicaram medicamentos e técnicas eficazes em reduzir danos neurológicos, evitando, dessa forma, a piora do quadro clínico.

O trajeto durou aproximadamente 20 minutos e logo ao pousar na base da Ciopaer, em Juazeiro do Norte, a mulher foi levada por uma ambulância do SAMU, que a transportou para o Hospital Regional do Cariri, onde já se encontra em condição estável.
A agilidade no transporte aeromédico foi fundamental para que a paciente não sofresse complicações, além de reduzir consideravelmente o tempo de deslocamento que, se fosse feito por meios terrestres, duraria mais de uma hora, tempo que poderia comprometer a saúde da vítima. A Fênix 07 é dotada de UTI aérea, com médico e enfermeiro a bordo.