Peritos recebem treinamento de policiais do Batalhão de Operações Especiais (Bope) da PMCE para simular local de ocorrência com explosivos

14 de maio de 2019 - 17:18 # # # #

Informações e foto: Ascom Pefoce

Para aprimorar as técnicas de coleta de vestígios em ocorrências contendo explosivos, um grupo de peritos da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) participou de um treinamento com policiais do Batalhão de Operações Especiais (Bope) da Polícia Militar do Ceará (PMCE). Os policiais militares que possuem treinamento especializado para atuar em ocorrências desta natureza armaram os artefatos e explodiram para que os peritos pudessem simular a coleta dos vestígios. A interação e parceria entre as duas vinculadas das Forças de Segurança do Ceará ocorreu na última semana, em uma pedreira.

O treino prático foi solicitado pelos peritos para que os profissionais possam estar sempre prontos para eventuais ocorrências envolvendo explosivos. Participaram das instruções os peritos da Coordenadoria de Perícia Criminal (Copec), que realizam o trabalho em locais de ocorrência e peritos da Coordenadoria de Análises Laboratoriais Forenses (Calf) que analisam os mais variados tipos de vestígios em seus laboratórios.

Os policiais deram instruções antes, durante e após a explosão, e deram dicas sobre os cuidados com a projeção dos estilhaços. Na hora da coleta dos vestígios, a perita criminal e coordenadora da Calf, Manuela Candido, deu algumas instruções aos demais peritos sobre a coleta do material a ser periciado. Ela repassou para os companheiros parte do treinamento que realizou com agentes do FBI, no mês de abril. No término do treinamento, os peritos agradeceram o apoio e a parceria dos militares que se disponibilizaram a colaborar. Participaram os sargentos Rabelo, Walber, Shertany e os Cabos Nogueira e Costa, todos do Bope da PMCE.

Curso FBI

Durante o mês de abril, dois peritos da Pefoce realizaram um curso com agentes do Federal Bureau of Investigation (FBI) – órgão de investigação federal dos Estados Unidos da América (E.U.A.) – para atuar em ocorrências envolvendo uso de explosivos e bombas de diferentes tipos. O curso “Investigação Pós-Explosão” foi um treinamento promovido pela embaixada americana e a Polícia Federal (PF), em Brasília. Com cronograma intensivo contemplando aulas teóricas e práticas, os participantes foram preparados para diferentes tipos de ocorrências envolvendo diferentes tipos de explosões e suas proporções.