SSPDS divulga plano para semifinal da Copa do Nordeste entre Fortaleza e Santa Cruz

8 de maio de 2019 - 18:16 # # #

A Copa do Nordeste chega a sua fase semifinal, e um dos confrontos que decidirá quem continuará na disputa pelo título da competição regional acontece, nesta quinta-feira (9), na Arena Castelão. Os protagonistas do encontro, Fortaleza e Santa Cruz, irão contar com a presença maciça de torcedores na praça esportiva. Para garantir a segurança dos presentes ao clássico e moradores dos arredores do estádio, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS/CE) apresentou o plano de segurança montado para a partida.

Além da Arena Castelão, o plano vai compreender os arredores da praça esportiva e os terminais de ônibus da Capital. Ao todos, serão empregados 360 agentes das Polícias Militar do Ceará (PMCE), Civil do Estado do Ceará (PCCE) e do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE). Serão 329 policiais militares, 11 policiais civis e 20 bombeiros. Além dos profissionais das vinculadas da SSPDS, participarão do esquema, agentes da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) e da Guarda Municipal de Fortaleza (GMF).

Entre as composições empregadas estão as dos batalhões especializados, como o Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio) e o Comando de Polícia de Choque (CPChoque). Viaturas do Batalhão de Polícia de Meio Ambiente (BPMA) atuarão coibindo poluição sonora no estacionamento interno e nas proximidades da Arena Castelão. A Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) – da SSPDS – realizará sobrevoos nas áreas próximas ao evento, com o intuito de identificar e sinalizar eventuais tumultos ou ações delituosas.

Pela Polícia Civil, trabalharão um delegado, dois escrivães, um supervisor e sete inspetores. O 16º Distrito Policial (DP) – que fica na Avenida Alberto Craveiro, 1670 – funcionará em regime de plantão. Os policiais também estarão de serviço no posto avançado, que fica na parte interna da Arena Castelão. Bombeiros militares também atuarão no local. Vinte profissionais atuarão no clássico. O CBMCE disponibilizará uma viatura Auto Bomba Tanque (ABT), uma ambulância de resgate e um micro-ônibus.