Representantes da Cruz Vermelha Internacional visitam a Pefoce e conhecem o trabalho de identificação do LIDD

8 de maio de 2019 - 18:30 # # #

A Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) recebeu, nesta quarta-feira (8), a visita de dois representantes do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV). A Coordenadora de Proteção Marianne Pecassou e o Coordenador Forense Regional Andres Patino Umana foram recepcionados pelo Perito Geral do Ceará Ricardo Macêdo e pelo assessor técnico, Humberto Quezado, que atua no Laboratório de Identificação de Desconhecidos e Desaparecidos (LIDD) da Coordenadoria de Identificações Humanas e Perícias Biométricas (CIHPB) da Pefoce.

Os visitantes apresentaram o trabalho realizado pela CICV em diversos países com atuação em desastres, situações de conflitos e guerras que resultam em um grande número de pessoas desaparecidas ou mortas. A visita à Pefoce foi motivada pelo interesse de conhecer o funcionamento do órgão e saber detalhes da atividade de identificação do LIDD através da papiloscopia (impressões digitais).

Após a apresentação do Perito Geral sobre as áreas de atuação da Pefoce, laboratórios da CIHPB, e tecnologias empregadas no órgão para elaboração de laudos, os visitantes tiveram uma conversa mais detalhada com Humberto Quezado, que é especialista em papiloscopia. O trabalho de identificação da Pefoce gerou bastante curiosidade e inspiração nos convidados, pois o resultado da atuação do LIDD é também o tema do trabalho de mestrado realizado pelo Humberto Quezado. “Interessante integrar a ciência e o meio acadêmico”, “é importante esta abertura do órgão em apoiar as ideias”, destacaram os visitantes.

Ricardo Macêdo destacou que além da atuação do LIDD, outros programas e métodos desenvolvidos por outros servidores também no meio acadêmico são bem aproveitados na Pefoce e melhoram a produtividade do órgão. “Nós temos grandes profissionais em todas as áreas e uns se destacam ainda mais criando, inovando e contribuindo para que a Pefoce esteja sempre com padrão elevado e de qualidade internacional”, ressaltou o perito geral.

Ainda nesta semana, um dos representantes da Cruz Vermelha deve voltar à Pefoce para realizar uma visita técnica completa nos laboratórios e nos principais setores forenses, dando assim, sequência à sua experiência.

LIDD

O LIDD foi o último laboratório a integrar a CIHPB, em 2015, em sua fase experimental e se tornou mais efetivo nos anos seguintes. A coordenadoria também possui o Laboratório de Identificação Necropapiloscópica (LIN) que faz a identificação cadavérica através das digitais e o Laboratório de Impressão Papiloscópica (LIP) que analisa impressões digitais em objetos e em locais de ocorrências. Já a equipe do LIDD atua, principalmente, em hospitais e abrigos onde pessoas dão entrada sem nenhum tipo de documento. Em alguns casos os pacientes estão inconscientes e não sabem dar informações sobre si ou onde moram e se faz necessária a atuação dos servidores da Pefoce que vão até os locais em que as pessoas ‘desconhecidas/desaparecidas’ estão e fazem a coleta das digitais para realizar uma busca ao banco de dados interno. Ao serem checados no sistema de dados muitos perfis são localizados e, a partir desta busca, um endereço ou um parente é localizado. Conforme Humberto Quezado, já são mais de 100 casos em que a Pefoce conseguiu realizar a identificação, sendo mais de 70% em hospitais.