Ciopaer e Cotar apoiam forças de segurança do Piauí contra grupo criminoso em posse de vasto material bélico

6 de maio de 2019 - 17:09 # # # # # #

As forças de segurança cearense participam, desde a semana passada, de uma ação em apoio às Polícias piauienses, na região de Cocal, que fica na divisa do Ceará com o Piauí. A ofensiva ocorre no intuito de capturar o bando envolvido nos roubos contra duas agências bancárias, na cidade de Campo Maior. Cinco suspeitos foram presos e nove vieram a óbito durante troca de tiros com as equipes policiais. Armas de fogo, munições, coletes balísticos e explosivos foram apreendidos.

O Ceará empregou equipes do Comando Tático Rural (Cotar) do Comando de Polícia de Choque (CPChoque) da Polícia Militar do Ceará (PMCE) e uma aeronave da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS/CE). No total, cerca de 20 profissionais de segurança cearenses seguiram para o Estado vizinho.

A aeronave Fênix 08 de modelo H135 da Ciopaer está no Piauí desde quinta-feira (2), com o apoio do caminhão tanque de combustíveis, também da Coordenadoria. Tendo como ponto de apoio o Batalhão de Polícia Militar do Piauí, na cidade de Piripiri, a aeronave auxilia como plataforma de observação, como também por meio do imageamento com câmeras infravermelhas.

O crime aconteceu no dia 30 de abril e cinco indivíduos já haviam sido presos pela Polícia Civil do Piauí. Com isso, o cerco em toda a região foi montado e as diligências permaneceram, o que resultou na localização do bando na região de Cocal. Além disso, outros envolvidos no crime continuam escondidos na mata entre os municípios de Batalha e Barras. Entre os mortos estão oito mineiros e um piauiense. Até o momento, foram apreendidos dois fuzis, sendo um AK 47 calibre 7.62 e um 5.56; cinco pistolas calibre 9 mm e uma pistola .40; oito coletes balísticos, três veículos recuperados e valores em dinheiro que totalizaram R$ 80 mil.

“É mais um exemplo de trabalho integrando o Ceará e o Piauí, no combate a um grupo criminoso que atuava em vários estados. Daí a importância, para nós, de colaborarmos com toda a ação feita lá. Com o Cotar e a Ciopaer, nós enviamos o que temos de melhor nesse tipo de atuação e não tinha como ter outro resultado”, destacou o secretário da SSPDS do Ceará, André Costa. O gestor cearense afirmou ainda o apoio policial enviado por Piauí, no mês de janeiro. “O Piauí esteve aqui, em janeiro, quando forneceu policiais da elite da PMPI para nos ajudar quando foi preciso. Agora, prestamos esse apoio. Dessa maneira, continuaremos trabalhando de forma integrada, sempre compreendendo que os desafios da segurança pública não estão concentrados em um único Estado, mas sim regionalizados, nacionais e até transnacionais”, disse.

Em coletiva de imprensa realizada nesta segunda-feira (6), o secretário de Estado da Segurança Pública do Piauí, Fábio Abreu, enalteceu o apoio das forças de segurança do Ceará e destacou a retribuição entre estados. “Agora, numa situação de precisarmos do apoio, nós fomos retribuídos. O Estado do Ceará enviou três guarnições de atuações em áreas rurais e uma aeronave com equipamentos que foram fundamentais nesse processo. Então, com essa integração de instituições, nós trabalhamos a inteligência, que foi importante para que pudéssemos chegar a esse grupo”, disse. As diligências agora permanecem no intuito de capturar os demais membros do grupo criminoso.

*Com informações da assessoria de comunicação da Secretaria de Segurança Pública do Estado do Piauí