Com auxílio da tecnologia, PM captura trio suspeito de praticar série de assaltos

5 de maio de 2019 - 19:34 # # # # # # #

Os investimentos em tecnologia são uma marca da atual gestão da Segurança Pública no Ceará. Desde sua chegada, o titular da pasta, André Costa, ressaltou que a busca por reforços nesse quesito auxiliariam bastante no trabalho policial, tanto no investigativo como no policiamento ostensivo. A fala do secretário tem se mostrado real a cada ação realizada pelas forças de segurança do Estado. Em uma das contribuições mais recentes, um veículo tomado de assalto foi recuperado e a vítima, que estava em poder dos suspeitos, foi liberada. O fato aconteceu, no início da manhã desse sábado (4), e teve ainda um adolescente e dois adultos capturados, uma arma de fogo e dois simulacros apreendidos. A ofensiva ocorreu em Fortaleza após o carro ser localizado por sensores do Sistema Policial Indicativo de Abordagem (Spia) e acompanhado pelas câmeras de monitoramento da Ciops, que atuam no combate à mobilidade do crime.

Os policiais estavam em patrulhamento, quando foram acionados via Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) – da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE) – acerca de uma série de assaltos registrados na região, todos eles com o envolvimento de suspeitos em um veículo modelo Cobalt, de cor branca, com registro de roubo. A partir das informações passadas pelo controlador da Ciops, os militares deram início às buscas, com o objetivo de localizar e capturar os envolvidos nas ações criminosas. O automóvel foi localizado e, a partir daí, foi feito o acompanhamento tático. Os militares seguiram até a região da Avenida General Osório de Paiva, onde avistaram o automóvel, no cruzamento com a Perimetral. Ao perceberem a aproximação da composição policial da Força Tática (FT), os suspeitos empreenderam fuga. Houve perseguição, e durante as buscas, um dos indivíduos que estava no banco do passageiro baixou o vidro e efetuou disparos de arma de fogo contra os policiais, que revidaram.

A perseguição continuou, e os suspeitos chegaram a colidir com um poste de sinalização. Eles invadiram a contramão na Avenida Osório de Paiva, já nas proximidades da ponte do Bom Jardim. Equipes do Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio) – da PMCE – foram acionadas e deram apoio à ação. Os suspeitos entraram em uma rua, quando o motorista perdeu o controle da direção e colidiu o veículo em uma casa. Dois indivíduos desembarcaram e correram, mas foram alcançados pelos agentes de segurança. O terceiro, que permaneceu no banco de trás do automóvel, entregou aos PMs a arma que portava e se rendeu.

No total, dois adultos e um adolescente de 17 anos foram capturados. O proprietário do carro, que estava trancado no porta-malas, foi libertado. Os maiores foram identificados como Wando do Nascimento Lima (18), com antecedentes criminais por porte ilegal de arma de fogo, roubo e tráfico de drogas; e David da Silva Cavalcante (19), que tinha passagens pela Polícia por tráfico de drogas. Foi realizada vistoria no carro, onde foram encontrados um revólver calibre 32, com cinco munições deflagradas; dois simulacros de pistola e também pertences tomados de vítimas dos assaltos praticados pelo trio. Durante a troca de tiros, David da Silva e o menor foram lesionados. Os dois foram socorridos e levados a um hospital, sob escolta policial.

O procedimento foi levado para a Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA) – da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) -, onde os adultos foram autuados por roubo e corrupção de menores. Contra o adolescente foi registrado ato infracional análogo ao crime de roubo.