Feridos em explosões são transferidos por aeronave da Ciopaer do Cariri para Fortaleza

3 de maio de 2019 - 18:16 # # # #

Uma aeronave da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) – da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE) – realizou, na noite dessa quinta-feira (2), o transporte de duas vítimas do incêndio registrado em uma fábrica clandestina de fogos de artifício, na cidade de Juazeiro do Norte, Área Integrada de Segurança 19 (AIS 19). Os feridos – um homem de 50 anos e outro de 33 anos – sofreram queimaduras pelo corpo. Eles foram trazidos da região do Cariri para Fortaleza, onde foram encaminhados ao hospital, para os devidos cuidados.

As duas vítimas foram levadas por ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência do Ceará (Samu Ceará) até a base da Ciopaer no Cariri, em Juazeiro do Norte, de onde a aeronave Fênix 07 realizou o transporte. O trajeto entre o território caririense e a Capital durou 1 hora e 45 minutos. O helicóptero pousou na sede da Coordenadoria e de lá até o Instituto Doutor José Frota (IJF). Conforme dados das equipes médicas, o paciente mais velho teve queimaduras em 70% do corpo, enquanto o outro ferido, de 33 anos, vítima da segunda explosão, ficou com 10% do corpo queimado.

“O transporte aeromédico foi fundamental para que os dois pacientes fossem devidamente atendidos, reduzindo o tempo de deslocamento que, se fosse feito por meios terrestres, duraria entre seis e sete horas, em média, tempo que poderia comprometer o estado de saúde dos pacientes”, ressalta o tenente-coronel Marcus Costa, relações pública da Ciopaer. A Fênix 07 é dotada de UTI aérea, com médico e enfermeiro a bordo.

O caso

Na manhã dessa quinta-feira, equipes do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) e ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram acionadas ao bairro Frei Damião, em Juazeiro do Norte, para atenderem a uma ocorrência em um imóvel onde funcionava uma fábrica clandestina de fogos. As explosões atingiram outras edificações da vizinhança e deixaram quatro feridos. Um deles sofreu queimaduras em 70% do corpo. Uma quinta pessoa, que trabalhava no local já durante a tarde, foi lesionado em outra explosão, teve queimaduras em 10% do corpo e foi hospitalizada.

A Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), por meio da Delegacia Regional de Juazeiro do Norte, apura as circunstâncias do fato. A Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) também foi acionada para atuar no caso, realizando a perícia do local. O trabalho de rescaldo do Corpo de Bombeiros continuou durante esta manhã.