Secretário da SSPDS é homenageado em sessão solene da AL de comemoração ao Proerd

30 de abril de 2019 - 17:54 # # # #

O secretário da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), André Costa, foi homenageado, na tarde desta terça-feira (30), durante uma sessão solene em comemoração ao Dia Estadual do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) da Polícia Militar do Ceará (PMCE). A solenidade aconteceu na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, onde representantes da PMCE e de órgãos parceiros também foram agraciados. O evento foi atendido após requerimento do deputado Marcos Sobreira (PDT).

Além do titular da SSPDS, foram agraciados o superintendente do Instituto de Planejamento de Fortaleza (Iplanfor), Eudoro Walter de Santana; a titular da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), Socorro França; o assessor de Polícia Comunitária da PMCE, capitão José Messias Mendes Freitas; os cabos da PMCE Juberlan Silva de Carvalho, Eduardo Nikolson Barbosa Costa, Ramilson da Silva Matias e Cícero Bento da Silva.

Adotado em 2001, no Ceará, o Proerd já formou mais de 600 mil alunos de escolas públicas e particulares. O projeto acontece em instituições de ensino de todo o Ceará foi criado a partir de um modelo implantado em Los Angeles (Estados Unidos), em 1983, e trabalha com o objetivo de prevenir o uso indevido de drogas entre crianças em idade escolar. Toda a formação dos estudantes é acompanhada por policiais militares.

O capitão Messias Mendes, um dos homenageados na sessão solene, destaca a importância do Proerd na trajetória educacional e pessoal dos alunos. “O Proerd é o coroamento de um trabalho coletivo entre Polícia, escola, e famílias, no sentido de criar uma ambiente que favoreça a resistência às drogas e à violência. Ele trabalha com resiliência, por isso, nossos policiais estão levando essas mensagens de resiliência aquilo que seria um convite à droga e à violência. Hoje, a Assembleia, representante do povo, reconhece a importância do Proerd. Ficamos lisonjeados, porque é o Proerd que faz ecoar a mensagem da Polícia Militar de levar a paz e o bem-estar para a sociedade cearense”.