Perito e delegada da França visitam a sede da Pefoce

26 de abril de 2019 - 18:44 # # # # # # # # #

Dois representantes de instituições de segurança da França visitaram a Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), na tarde desta sexta-feira (26), para conhecer as dependências da Polícia Científica do nosso Estado. Norbert Fleury, perito do Service Regional D’identité Judiciaire e a delegada Isabelle Aubin, da Brigade Criminelle, ambos de Paris, vieram a Fortaleza para ministrar o curso “Gestão de uma cena de crime”, promovido pela Embaixada da França/Brasília, em parceria com a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). O curso teve uma semana de duração e contou com a participação de três servidores da Pefoce, dois policiais militares e 26 policiais civis. O treinamento foi realizado na Academia Estadual de Segurança Pública do Estado do Ceará (Aesp/CE).

Para conhecer os laboratórios da Pefoce, os visitantes franceses foram recepcionados pelo perito geral do Ceará, Ricardo Macêdo, e pela perita geral adjunta, Verbena Cortez. Durante a visita Norbert Fleury se surpreendeu e elogiou o trabalho de identificação papiloscópica realizado pelos servidores da Coordenadoria de Identificação Humana e Perícias Biométricas (CIHPB).

Além de realizarem a identificação civil, revelar as impressões digitais em locais de crime e em objetos, o setor é responsável pela identificação de pacientes desconhecidos em hospitais e abrigos por meio das impressões digitais. Os profissionais da CIHPB também atuam com a necropapiloscopia (identificação cadavérica) coletando as impressões digitais dos corpos que dão entrada na Pefoce. O perito francês se surpreendeu e disse: ‘interessante, na França não temos’, frase que foi simultaneamente traduzida pela delegada Isabelle Aubin.

Para o perito geral, Ricardo Macêdo, que é membro da Academia Ibero-americana de Criminalística e Estudos Forenses (AICEF), é importante haver essa troca de experiência e vivência entre os órgãos científicos do mundo para se ter uma constante evolução da categoria. “A Pefoce é referência nacional e internacional e sempre se destaca em métodos e estudos. Nós recebemos treinamentos dos convidados, mas aqui é um ‘celeiro’ para eles se inspirarem e absorverem algo nosso também”, disse.

Os visitantes também conheceram o Núcleo de Atendimento Especial à Mulher, Criança e Adolescente (Namca), da Coordenadoria de Medicina Legal (Comel), que atende vítimas de crimes sexuais. O espaço dispõe de um atendimento diferenciado, com trato humanizado para as vítimas e espaço lúdico dedicado às crianças. Toda a estrutura auxilia para que as vítimas sintam-se acolhidas e os exames periciais tenham melhor êxito na coleta. Os convidados conheceram também o trabalho dos laboratórios de informática forense, engenharias, balística, perícia de reconhecimento facial, entre outros.

Curso

Com duração de uma semana, o curso de gerenciamento de local de crime realizado na Aesp teve como foco integrar as forças de segurança e mostrar procedimentos adotados na França de preservação do local de crime, isolamento, coleta dos vestígios e integração das forças de segurança. Três servidores da Pefoce participaram do treinamento e concluíram que a experiência foi de extrema importância para que métodos e procedimentos utilizados fora do País possam ser adotados no Ceará.

Rogério Alexandre, supervisor do Núcleo de Perícia Externa (Nupex), da Coordenadoria de Perícia Criminal (Copec), realizou o curso com outros servidores da Pefoce e demais vinculadas do SSPDS. Ele constatou que o treinamento foi excelente: “Nós tivemos a oportunidade de compreender a atuação dos órgão de segurança da França, que é uma grande referência e muita coisa pode ser assimilada por nós, assim como eles (franceses) também conheceram nossa estrutura e modo operacional. Gostaram de muitas coisas”, pontuou.