Secretário da SSPDS recebe tenente do CBMCE que salvou turistas argentinos de afogamento

22 de abril de 2019 - 17:33 # # # #

“Aquaman”. Assim já era conhecido o 1º tenente do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), Francisco Cordeiro, que, na última quinta-feira (18), salvou dois turistas argentinos, na Praia de Iracema, em Fortaleza, após um ato heróico que exigiu muita força e habilidade. Prestes a entrar para a reserva da corporação, na qual atuou por 33 anos, o profissional foi recebido pelo secretário da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), André Costa, na manhã desta segunda-feira (22). No dia do salvamento, o bombeiro militar recebeu uma ligação do próprio governador do Ceará, Camilo Santana, que o contatou para parabenizá-lo da ação. Durante o encontro de hoje, também esteve presente o comandante geral do Corpo de Bombeiros, coronel Luís Eduardo de Holanda.

Em conversa com o gestor da SSPDS, o bombeiro militar narrou que avistou o casal quando nadava nas proximidades do espigão, no aterro da Praia de Iracema. Percebendo que os turistas estavam com muita dificuldade e se encontravam afastados em torno de 50 metros mar adentro, o tenente do Corpo de Bombeiros não hesitou e nadou rapidamente até eles. Ainda de acordo com o profissional, as duas vítimas já estavam sem forças para seguir contra a maré.

“Eu coloquei a mão por baixo das axilas do rapaz e o prendi. Já a mulher, eu puxei para o lado esquerdo e, após segurá-los, eu retornei nadando, bem devagar, até tocar a areia com os pés. Quando estávamos com água nos ombros, eu notei que a mulher havia desmaiado. Na sequência, eu a desvirei e fiz o procedimento de insuflação ainda dentro d’água. Foi quando o homem, que já havia conseguiu sair do mar, me ajudou a retirá-la”, descreveu, assim, o bombeiro militar.

Após deitar a mulher na areia, tenente Cordeiro executou as técnicas de reanimação, bem como verificou os batimentos cardíacos, que voltaram ao normal gradativamente. “Nós a mantivemos aquecida, com uma toalha, e acionamos a ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu)”, disse. O tenente Cordeiro afirmou também que atuou, em toda a sua carreira profissional, na parte de busca e salvamento do Corpo de Bombeiros e que passou por situações semelhantes durante a sua trajetória. “É sempre bom ajudar quem estar precisando. E sempre quando estou correndo na areia da praia, por exemplo, eu fico atento se não há ninguém ao redor precisando de algum tipo de ajuda. Esse caso foi mais difícil porque eu estava sem nenhum material e com duas vítimas para serem socorridas. Desta vez, foi com raça e coragem”, conta.

Por último, André Costa falou sobre a importância de destacar ações heroicas realizadas pelos profissionais de segurança. “O mínimo que poderíamos fazer é demonstrar reconhecimento, enaltecer a ação corajosa do tenente Cordeiro e nos colocamos à disposição para o que ele precisar. É isso que precisamos fazer com os heróis da vida real”, finalizou.