Ciops recebe crianças do projeto “Samu Júnior” de forma lúdica e informativa

17 de abril de 2019 - 17:47 # # #

A Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) recebeu, nessa terça-feira (16), algumas crianças que participam do projeto Samu Júnior, em Fortaleza. Essas visitas já se tornaram parte das ações de parceria do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) com a SSPDS e tem como objetivo mostrar o funcionamento da Central de Regulação Médica, e alertar aos jovens a importância de combater os trotes que acabam atrapalhando o trabalho da equipe.

O projeto Samu Jovem é voltado para crianças de 9 a 14 anos de idade, que visa além evitar acidentes, reconhecer situações de urgência e emergência e divulgar o serviço para os colegas que pertencem a essa mesma faixa etária. Filhos de profissionais do SAMU, esses jovens são capacitados para servirem como agentes multiplicadores do conhecimento adquirido ao longo do curso, como reconhecimento de engasgo, bandagem, entre outros.

Durante a visita guiada, foi repassada às crianças como funciona o recebimento das chamadas, o processo de triagem, e como a Ciops se organiza para atender toda demanda recebida pela sociedade. “E importante que seja repassado tudo de forma lúdica, para que eles entendam que só pode ligar para o 190, em situações de iminente perigo” afirmou Assis Barbosa, agente de segurança responsável pela visita guiada.

Para os órgãos envolvidos é de extrema relevância essa proximidade com a juventude, já que a curto prazo eles conseguem repassar todas as lições para suas famílias e também dentro das escolas.