SSPDS divulga plano de segurança para o primeiro jogo da final do Campeonato Cearense

12 de abril de 2019 - 17:06 # # # # # # #

Ceará e Fortaleza começam, no próximo domingo (14), às 16 horas, a decidir o título do Campeonato Cearense 2019. Será o terceiro encontro entre alvinegros e tricolores na temporada. De olho no resultado positivo obtido nos dois confrontos anteriores, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE) apresentou o plano de segurança montado para a partida. O esquema será realizado na Arena Castelão, nos arredores da praça esportiva e nos terminais de ônibus da Capital.

No total, 656 agentes da segurança pública atuarão no evento. Desses, serão 600 homens da Polícia Militar do Ceará (PMCE), 21 da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) e 35 do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE). Além das equipes das vinculadas da SSPDS, participarão do esquema a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) e a Guarda Municipal de Fortaleza (GMF).

Dos policiais militares escalados para o evento, 235 estarão na área interna do estádio, enquanto os demais atuarão nos arredores da praça esportiva. Entre as composições empregadas estão as dos batalhões especializados, como o Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio) e Comando de Policiamento de Choque (CPChoque). Viaturas do Batalhão de Polícia de Meio Ambiente (BPMA) atuarão coibindo poluição sonora no estacionamento interno e nas proximidades da Arena Castelão. A Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) – da SSPDS – realizará sobrevoos nas áreas próximas ao evento, com o intuito de identificar e sinalizar eventuais tumultos ou ações delituosas.

Pela Polícia Civil, trabalharão dois delegados, cinco escrivães, um supervisor e 13 inspetores. O 16º Distrito Policial (DP) – que fica na Avenida Alberto Craveiro, 1670 – funcionará em regime de plantão. Os policiais também estarão em serviço no posto avançado, que fica na parte interna da Arena Castelão.

Bombeiros militares também estarão de serviço no local. No total, 35 profissionais atuarão no clássico. O CBMCE disponibilizará uma viatura Auto Bomba Tanque (ABT), uma ambulância de resgate, uma viatura de salvamento e um micro-ônibus.