SSPDS e Sebrae promovem oficina de empreendedorismo para líderes de conselhos comunitários

11 de abril de 2019 - 16:11 # # # #

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), por meio da Coordenadoria de Defesa Social (Codes), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), promoveu uma oficina de Design Thinking: oportunidades para desenvolvimento territorial, como foco em ações de empreendedorismo social. A capacitação aconteceu, nessa terça-feira (9), no Sebrae, em Fortaleza, com a participação de 15 líderes de Conselhos Comunitários de Defesa Social (CCDS) e de diversos segmentos representativos de Fortaleza e Região Metropolitana participaram da atividade.

O objetivo da ação foi apresentar as ferramentas disponíveis no mercado para buscar soluções inovadoras, que proporcionem um diagnóstico das comunidades, suas potencialidades, bem como pontos fortes. Além disso, os participantes poderão elaborar um mapa prioritário das necessidades das comunidades e construir conjuntamente produtos e serviços que auxiliem ações de empreendedorismo.

Para o tenente-coronel Bernardo Aguiar, coordenador da Codes, essas ações de colaboração prezam pelo fortalecimento dos laços cooperativos entre a coletividade e os órgãos responsáveis pela segurança pública. Outra vantagem da atividade é difundir a cultura empreenderora e fomentar a participação da sociedade na prevenção social.
Outro momento durante a oficina foi a discussão do desenvolvimento de uma cesta de produtos e serviços do Sebrae. “O resultado desse compartilhamento de experiências é algo bastante positivo no âmbito da segurança pública”, destacou o tenente-coronel Bernardo Aguiar.

Mais oficinas estão programadas para acontecer com outras lideranças. No final das capacitações, conselheiros comunitários montarão um planejamento estratégico visando desenvolver ações efetivas em parceria com a SSPDS e o Sebrae.