Raio apreende carga com mais de 50 mil maços de cigarros contrabandeados em Beberibe
10 de abril de 2019 - 17:52 #Carga de cigarros apreendida #CPRaio #PMCE
Policiais militares do Comando de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio) de Beberibe apreenderam, nessa segunda-feira (8), uma carga com mais de 50 mil maços cigarros contrabandeados em uma ação dos militares, na Praia do Parajuru, Beberibe, na Área Integrada de Segurança 18 (AIS 18). Uma pessoa foi presa em flagrante e conduzida para a Superintendência da Polícia Federal, em Fortaleza. A carga contrabandeada foi levada para averiguação na Receita Federal. O resultado dessa ação policial foi divulgado, nesta quarta-feira (10), em coletiva de imprensa, na sede do Raio, em Fortaleza.
Uma denúncia anônima levou os policiais militares do Raio até um barco que estava sendo utilizado para o transporte da carga, na Praia do Parajuru. A embarcação do tipo catamarã estava ancorada, enquanto duas caminhonetes eram utilizadas para guardar a mercadoria trazida do barco. De imediato, a composição acionou a Capitania dos Portos, com sede em Aracati, que, diante das suspeitas de irregularidades, autuou a embarcação administrativamente. Conforme apurações feitas no local, as caminhonetes se deslocariam para um imóvel no distrito de Parajuru, onde o material seria acondicionado.
Em diligência para conseguir mais informações sobre a atividade ilícita, os raianos se deslocaram para o local onde a mercadoria estaria sendo armazenada: numa casa de shows, também em Parajuru. Lá, em dois cômodos, foram encontradas diversas caixas de cigarro, bem como um caminhão do tipo baú, com a carroceria carregada com várias caixas do mesmo cigarro. Apesar de já ter sido identificado, o proprietário não foi encontrado no local.
Em ato contínuo, os policiais militares localizaram um segundo caminhão que estava atolado, próximo à praia, e que também seria abastecido com o contrabando de cigarro. O veículo, com placas da cidade de Paudalho, Pernambuco, estava sendo puxado com o auxílio de um trator. Com a aproximação do agentes, os suspeitos conseguiram se evadir. Após os esforços dos PMs, o caminhão foi levado para a sede do clube para fazer a retirada do restante da carga contrabandeada.
Em um desdobramento da ação, os policiais militares conseguiram a localização do proprietário do clube. Ele foi identificado como Mardônio Rodrigues Oliveira (45). Durante as buscas pelo paradeiro de Mardônio, os PMs acharam mais pacotes de cigarros escondidos em uma caminhonete, que estava em um imóvel, na entrada do distrito de Parajuru. Por fim, os raianos encontraram e prenderam o suspeito em um imóvel, no bairro Sitio Lucas, em Beberibe.
Todo o material ilícito e os veículos, bem como o suspeito de ser o responsável pela carga contrabandeada foram conduzidos para a sede da Superintendência da Polícia Federal, em Fortaleza. As investigações serão conduzidas pela Polícia Federal, já que o crime de contrabando é atribuição da polícia judiciária da União. Mardônio foi autuado em flagrante no artigo 334-A, do Código Penal, por importar ou exportar e acondicionar mercadoria proibida pela lei brasileira. As caixas com os maços de cigarros foram levadas para a Receita Federal, onde serão contadas.