CBMCE cria núcleos para análise de projetos de segurança contra incêndio no Interior

10 de abril de 2019 - 18:05 # # #

O Comando de Engenharia de Prevenção de Incêndio (Cepi) do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE), órgão de fiscalização da segurança contra incêndio no âmbito estadual, abriu cinco novas unidades dedicadas à atividade de análise de projetos de incêndio no interior do estado.

“Os quarteis dos municípios de Itapipoca, Quixeramobim, Limoeiro do Norte, Crateús e Tauá já estão preparados e estruturados para receber nossos analistas. Com isso, as pessoas poderão dar entrada em projetos de segurança contra incêndio ou agendar reuniões para esclarecimentos técnicos diretamente nessas cidades, evitando os deslocamentos para outras regiões do Estado que eram obrigadas a fazer antes”, esclarece o tenente-coronel Wagner Alves Maia, comandante-adjunto do Cepi.

O objetivo da descentralização é permitir que os profissionais liberais, as empresas de engenharia e os escritórios de arquitetura se aproximem ainda mais dos serviços técnicos da corporação, tirando dúvidas, reduzindo os índices de reprovações dos projetos e permitindo mais celeridade na tramitação de documentos na Corporação.

“A mudança permitirá ao CBMCE um maior conhecimento da região, tendo em vista que todos os processos serão acompanhados pelo mesmo oficial analista, identificando de maneira mais detalhada os riscos específicos de cada região”, avalia o tenente-coronel Wagner. As novas unidades onde será possível protocolar projetos de incêndio se somam às já existentes em Fortaleza e Região Metropolitana, totalizando onze diferentes unidades de atendimento em todo o Estado.

Em 2018, cerca de 31 mil processos foram realizados no setor de engenharia de incêndio do CBMCE, entre vistorias e análises de projetos. O número é quase cinco vezes maior do que o registrado em 2013 e a expectativa é de uma ampliação ainda maior nos próximos anos, graças à descentralização dos serviços.